Chuvas mais tardias favoreceram o aparecimento da doença nos cafezais.
Primeiros sinais são manchas que com o tempo derrubam as folhas.
A florada da próxima safra ainda não veio, mas alguns cafezais já apresentam os sinais da ferrugem. Muitos pés estão infectados na lavoura de 42 hectares do agricultor Luciano de Oliveira. Mas não é a primeira vez que o cafezal do produtor é atacado pela ferrugem.
O inverno chuvoso desse ano foi o responsável pelo surgimento precoce da doença. A ferrugem aparece na parte de baixo das folhas do pé de café. Por isso, nem sempre o produtor consegue identificar logo no início. Os primeiros sinais são pequenas manchas que com o tempo derrubam as folhas.
O agricultor Henrique dos Reis não percebeu o ataque da ferrugem à lavoura da propriedade. “Com certeza, haverá uma queda de produção. A folha que cai atrapalha para segurar a florada que está por vir”, diz.
“Se não é feita pulverização nem o controle da doença, a ferrugem pode chegar de 50% a 70% de desfolha e consequentemente quebra da produção”, diz a agrônoma Lívia de Souza.
Os meses de maior incidência da ferrugem nos cafezais costumam ser os do verão por causa da combinação de excesso de umidade e alta temperatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário