MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ministro lança plantio da safra e diz que liderança mundial não é sorte


Em 2012/13 país deve se tornar principal produtor de soja do mundo.
Mendes Ribeiro participou de lançamento do plantio em evento em Sorriso.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Mendes Ribeiro Filho (Foto: Leandro J.Nascimento/G1)Ministro Mendes participou de lançamento de plantio
da safra em Sorriso (Foto: Leandro J.Nascimento/G1)
Na safra em que o Brasil deve ultrapassar os Estados Unidos na produção de soja e se tornar líder mundial, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, diz que a conquista da posição número um não será por acaso, ou mesmo um golpe de sorte. Segundo ele, o crescimento ocorrerá pelo potencial agrícola do país e o uso cada vez mais frequente da tecnologia. Nesta segunda-feira (24) em Sorriso, município a 420 quilômetros de Cuiabá, onde participou do lançamento oficial do plantio da próxima safra de oleaginosa, o representante comparou a produção agrícola a Pelé .
"Pelé é o maior jogador do mundo por acaso? Nada é por acaso e não existe sorte. Nós temos clima, terra, gente. Um produtor teimoso e vontade de produzir", afirmou Mendes Ribeiro Filho. A expectativa é que na temporada agrícola - cuja semeadura começa a ganhar força à medida que chuvas regulares começam a atingir as principais regiões do país - o Brasil produza 81 milhões de toneladas de soja, ultrapassando os Estados Unidos, onde estimam-se 71,6 milhões de toneladas, segundo o Departamento de Agricultura deste país (USDA, sigla em inglês).
Somente Mato Grosso, primeiro a abrir a temporada de plantio, deve bater mais um recorde produtivo e ao final do ciclo ofertar acima de 24,1 milhões de toneladas, representando cerca de 30% de toda safra nacional e crescimento de 13% sobre o volume colhido em 2010/11, em 21,3 milhões de toneladas.
"Tudo o que acontece não é por acaso e fizemos por merecer", afirmou ainda Mendes Ribeiro Ribeiro Filho. Em 2011/12 o país encerrou o ciclo agrícola colhendo 8,94 milhões de toneladas a menos na comparação com 2010/11. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram 66,38 milhões de toneladas, resultado 11,8% inferior ao verificado em 2010/11.
Já a produção total brasileira deve encerrar o ano em 165,8 milhões de toneladas, superior em 1,9% às 162,8 milhões de toneladas colhidas um ano antes. O Ministério da Agricultura brasileiro já fala em um novo recorde para 2012/13, com a meta de se atingir até 200 milhões de toneladas.
"A próxima safra será um novo recorde. Já atingimos as 160 milhões de toneladas que precisamos. Agora, queremos ver se no ano que vem possamos atingir os 200 milhões". prospectou Mendes Ribeiro Filho.
Largada oficial da semeadura foi dada nesta segunda-feira (24) em Sorriso (Foto: Leandro J.Nascimento/G1)Largada oficial da semeadura foi dada nesta segunda-feira (24) em Sorriso (Foto: Leandro J.Nascimento/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário