MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Em 2011, mais de 50 casos de hepatite foram confirmados em Ariquemes, RO


Cerca de 850 pessoas foram examinadas com suspeita da doença.
Por ser silenciosa, o número de pessoas com a doença pode ser maior.

Do G1 RO

A hepatite é uma doença grave por não manifestar sintomas específicos. Por conta disso, em muitos casos a descoberta da doença pode ser tardia, levando o paciente à morte. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Ariquemes, RO, em 2011 cerca de 850 pessoas foram notificadas com a possibilidade estarem com a doença. Destes, 58 casos foram confirmados.
Mas a estimativa é de que estes dados não correspondam à realidade. O número de pessoas infectadas pode ser muito maior, já que a doença é silenciosa e só pode ser identificada com exame de sangue específico.
Rubens Bucar, médico gastroenterologista, explica que a hepatite é uma inflamação crônica no fígado e cerca de 20% das pessoas que contraem o vírus tem chance de cura. "De cada 100 pessoas contaminadas com o vírus da hepatite do tipo C, 80% evoluem para o estado crônico da doença", explica Bucar.
É no salão de beleza que se esconde uma das armadilhas. Materiais de metal e alicates devem ser esterilizados na temperatura correta para evitar contaminação entre um paciente e outro. Para o cabeleireiro Marcelo Garcia a sugestão é pedir para que cada cliente traga o seu próprio material de manicure. Dessa forma, o risco de contaminação, neste caso, pode ser evitado.
Em Ariquemes, RO, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) realiza um trabalho para diagnosticar possíveis casos de hepatite viral na cidade. Adelson Maia, secretário de saúde de Ariquemes, diz que diariamente são realizadas buscas rotineiras dentro do grupo de risco. "Identificando esses pacientes a gente faz o tratamento aqui no SAE, além disso trabalhamos com grupos para tornar o tratamento mais eficaz", afirma Maia.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), somente no ano passado os tipos virais da hepatite mataram cerca de um milhão de pessoas no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário