MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cerca de 50 gestantes de alto risco sofrem com a falta de médicos em SE

Cerca de 600 grávidas são atendidas por mês no Centro de Referência.
Dois médicos pediram demissão e uma faltou nesta quinta-feira (27).

Marina Fontenele Do G1 SE

Cartão da Gestante de Ana Carala com marcações de consultas, inclusive a de 11 de outubro (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Cartão da Gestante de Ana Carala com marcações de consultas, inclusive a de 11 de outubro
(Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Mais de 50 gestantes de alto risco deixaram de ser atendidas no Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (Caism) nesta quinta-feira (27). Isso porque dois médicos pediram demissão e outra faltou ao trabalho.

Patrícia Maria Santos, 35, está no quinto mês de gestação do primeiro filho e até agora não conseguiu ser consultada pela médica que faltou nesta quinta (27) e nos dias 28 de julho e 28 de agosto. Ela é paciente de alto risco, pois tem hipertensão e está acima do peso.
“Praticamente não comecei meu Pré-Natal, pois o pessoal do Posto de Saúde perto da minha casa me encaminhou para cá e a médica sempre falta nos dias das minhas consultas. Não dá para ficar desse jeito, estou aqui desde 7h da manhã e já é quase meio-dia, até agora só uma enfermeira mediu minha pressão que está alta em 15 por 10, isso prejudica o bebê”, desabafa Patrícia.
"Estou preocupada em não conseguir ter o acompanhamento adequado para o meu bebê", afirma Patrícia (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)"Estou preocupada em não conseguir ter o
acompanhamento adequado para o meu bebê",
afirma Patrícia (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Logo após a equipe de reportagem do G1 SE deixar o Caism, Patrícia foi atendida por uma enfermeira. “Ela olhou meu cartão da gestante, mediu minha barriga e disse que se eu continuasse com a pressão alta e me sentindo mal que eu procurasse a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. E o pior de tudo é que minha consulta só foi remarcada para 22 de novembro”, relata.
A coordenadora Eleonora Ramos explicou que dos três médicos que deveriam atender hoje, uma pediu desligamento e dois faltaram. As pacientes foram reagendadas e o caso está sendo apurado um a um administrativamente.
Outro caso
A ginecologista e obstetra que acompanha Ana Carla dos Santos, 27, pediu demissão. A gestante também tem hipertensão, teve eclampsia no parto do segundo filho e chegou a ficar em coma por um dia.
“Meu bebê deve nascer no dia 18 de outubro e na consulta de hoje era que eu iria saber se seria parto normal ou cesáreo porque a criança está atravessada. Agora eles remarcaram para o dia 11 de outubro e eu nem sei se vai ter porque a médica saiu”, afirma angustiada. Ana Carla está sentindo cólicas há três dias e teve que ir para casa sem ser atendida.
Ana Carla e o marido tiveram que voltar para casa sem uma resposta (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Ana Carla e o marido tiveram que voltar para casa
sem uma resposta (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Problema antigo, solução difícil
De acordo com a diretora do Caism, Eleonora Ribeiro, a ausência desses três médicos especialistas prejudicou o atendimento a 54 mulheres, inclusive do interior de Sergipe. “O problema é que é preciso reestruturar o serviço de assistência a casos de gestação de alto risco em todo o estado. O que não dá é só para o Caism atender toda a demanda inclusive da capital, de onde são 40% das pacientes”.
Eleonora informou ainda que está providenciando a contratação de outros dois médicos para fechar a escala e atender em média 600 grávidas por mês. “Sempre que falta algum médico fica essa confusão e é difícil para remarcar as consultas que já são fechadas com bastante antecedência. Também não temos como repassar as pacientes para outros médicos que já estão com os horários completos”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário