Campanha nacional realiza várias ações em São Luís até o sábado (29).
No Estado, cerca de mil pacientes estão na fila de espera por uma córnea
Dados da Central de Transplante do Maranhão revelam que a maior parte dos órgãos transplantados em pacientes daqui vem de fora do Estado. Das 146 córneas transplantadas no Maranhão este ano, por exemplo,131 foram de doadores de fora. Mil maranhenses ainda aguardam uma córnea na fila de espera. Na fila de espera por um rim, hoje estão mais de 400 pacientes. Em 2012, foram feitos menos de 20 transplantes.
A doação de órgãos ainda esbarra em um entrave muito grande, a resistência dos parentes de um potencial doador. A falta de conhecimento, principalmente, sobre a morte encefálica, também conhecida como morte cerebral, faz muita gente negar as doações. “Sem doação não tem transplante. E se não tem transplante, a nossa fila vai só crescendo, porque cada dia chegam novas pessoas com diferentes patologias, diferentes doenças que precisam do transplante", diz assistente social Deuzilene Viegas.
A programação da campanha continua no Shopping Rio Anil, na tarde desta quinta-feira (27), com a distribuição de folhetos e atendimento médico gratuito até ás 20h. Nesta sexta-feira (28), a programação conta com palestras educativas na escola Ana Néri e na Faculdade Florence. Já no sábado (29), os organizadores promoverão uma caminhada na Rua Grande, com concentração marcada para ás 08h30, em frente ao palacete Gentil Braga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário