MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Central de Transplantes do Maranhão realiza campanha de conscientização


Campanha nacional realiza várias ações em São Luís até o sábado (29).
No Estado, cerca de mil pacientes estão na fila de espera por uma córnea

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Enfrentar fila de transplante de órgãos no Brasil ainda é um tormento pra muita gente. No Maranhão, pelos dados da central de transplantes, cerca de mil pacientes estão na fila de espera por uma córnea. E 500 pessoas precisam de um transplante de rins. Isso é um reflexo da falta de doadores em todo Brasil. Para melhorar esses índices a Central de Transplantes participa da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Várias ações foram programadas para chamar a atenção da população e salvar mais vidas.
Dados da Central de Transplante do Maranhão revelam que a maior parte dos órgãos transplantados em pacientes daqui vem de fora do Estado. Das 146 córneas transplantadas no Maranhão este ano, por exemplo,131 foram de doadores de fora. Mil maranhenses ainda aguardam uma córnea na fila de espera. Na fila de espera por um rim, hoje estão mais de 400 pacientes. Em 2012, foram feitos menos de 20 transplantes.

A doação de órgãos ainda esbarra em um entrave muito grande, a resistência dos parentes de um potencial doador. A falta de conhecimento, principalmente, sobre a morte encefálica, também conhecida como morte cerebral, faz muita gente negar as doações. “Sem doação não tem transplante. E se não tem transplante, a nossa fila vai só crescendo, porque cada dia chegam novas pessoas com diferentes patologias, diferentes doenças que precisam do transplante", diz assistente social Deuzilene Viegas.
A programação da campanha continua no Shopping Rio Anil, na tarde desta quinta-feira (27), com a distribuição de folhetos e atendimento médico gratuito até ás 20h. Nesta sexta-feira (28), a programação conta com palestras educativas na escola Ana Néri e na Faculdade Florence. Já no sábado (29), os organizadores promoverão uma caminhada na Rua Grande, com concentração marcada para ás 08h30, em frente ao palacete Gentil Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário