MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Após 19h, Eletrobras divulga causas de blecaute que atingiu Manaus


Queda de árvores em rede de distribuição causaram curtos-circuitos.
Áreas mais afetadas foram Zona Sul, Centro-Sul, e parte da Norte e Leste.

Marina Souza Do G1 AM

Somente os raios passaram a iluminar Manaus na noite desta terça (18) (Foto: Chico Batata)Somente os raios passaram a iluminar Manaus na noite desta terça (18) (Foto: Chico Batata)
Curtos-circuitos provocados pela queda de árvores, placas metálicas e outdoors na rede de distribuição de energia elétrica causaram o apagão que atingiu Manaus na noite da terça-feira (18). A informação foi divulgada pela Eletrobras Amazonas Energia na tarde desta quarta-feira (19), cerca de 19 horas após o ocorrido.
Segundo a Eletrobras, os curtos aconteceram nas linhas de transmissão de 69 kV e 230 kV (alta tensão). O início dos desligamentos ocorreu às 21h25, resultando na interrupção geral das linhas transmissão e alimentadores do sistema Manaus às 21h30.
A energia foi retomada às 22h07, mas sofreu uma nova interrupção às 22h20. Em nota, a Eletrobras informou que o sistema Manaus começou a ser religado às 00h34. Ainda de acordo com o órgão, às 00h53 foi normalizado o sistema elétrico do município de Iranduba, e no horário de 1h10 foi restabelecido o de Manacapuru.
Em Manaus, a Eletrobras afirmou que o último alimentador foi restabelecido à 1h53. A Eletrobras Amazonas Energia não informou sobre o blecaute no município de Presidente Figueiredo.
As áreas da rede de distribuição mais atingidas pelo temporal foram as Zona Sul, Centro-Sul, e parte das Zonas Norte e Leste.
Em nota, a Eletrobras informou ainda que trabalha com levantamento de informações no sentido de diagnosticar maiores detalhes sobre os prejuízos causados pelo fenômeno meteorológico. A distribuidora de energia elétrica ressaltou que o procedimento de recomposição do sistema tem que ser realizado com cautela para evitar acidentes, especialmente, com pessoas, ao religar as linhas que estejam danificadas.
Apagão causa estragosO blecaute que atingiu a capital prejudicou ainda o serviço de distribuição de água e de internet na capital. Alguns bairros das Zonas Norte, Leste e Sul da capital estão sem água e a previsão da empresa Manaus Ambiental, responsável pelo serviço, é de que o problema se estabilize em até 48h.
Segundo a assessoria da Manaus Ambiental, o apagão interrompeu todo o sistema de abastecimento da capital, principalmente no Complexo da Ponta do Ismael, na Compensa, Zona Oeste de Manaus. Com isso, pelo menos, 60% dos manauenses tiveram o serviço prejudicado. Outras unidades de transferência de água ainda estão voltando a funcionar.
A internet e os serviços de telefonia também foram prejudicados com o blecaute e o temporal da terça-feira. De acordo com comunicado da Embratel, atos de vandalismo ocasionaram uma ruptura nos cabos de fibra óptica. Como consequência, os serviços de voz e dados em Manaus ficaram parcialmente afetados. A empresa afirmou que as equipes de operação já estão reparando os danos.
Ventos fortes atingem ManausDurante o temporal, foram registradas rajadas de vento de até 65 km/h no Aeroporto de Ponta Pelada, Zona Sul de Manaus. Os dados foram informados pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

De acordo com o órgão, o episódio caracterizou-se por uma quantidade elevada de descargas atmosféricas e pela forte intensidade do vento. Na estação do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) o registro das rajadas foi de 46 km/h, às 22h, e de 11 km/h no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no mesmo horário.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros registraram mais de cem ocorrências após o temporal. De acordo com o capitão Orleilson Muniz, do Corpo de Bombeiros, os bairros mais atingidos pela forte chuva foram o Coroado, São José e Ouro Verde, todos na Zona Leste da capital. "Ocorreram destelhamentos, deslizamentos de terra, tombamento de postes, além da queda de árvores em via pública e em cima de residências", enumerou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário