MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

AM e RR vão receber novas Estações Meteorológicas de Superfície


Novos equipamentos ampliarão estudo e controle meteorológico.
Amazonas já conta com uma estação.

Do G1 AM

Estações Meteorológicas que serão instaladas pelo Censipam na Amazônia (Foto: Layza Viana/Sipam)Estações Meteorológicas que serão instaladas
pelo Censipam na Amazônia
(Foto: Layza Viana/Sipam)
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) vai a instalar dez Estações Meteorológicas de Superfície (EMS) em cidades do Amazonas e de Roraima, segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). As estações vão permitir a coleta e processamento de dados meteorológicos como velocidade e direção do vento, pressão atmosférica, temperatura, além de umidade relativa do ar, densidade pluviométrica e radiação solar.

De acordo com o Sipam, as informações obtidas por meio das estações serão transmitidas por uma antena de comunicação via satélite e serão utilizadas nos estudos de climatologia e geração de produtos meteorológicos. "Os novos equipamentos ampliarão ainda mais o estudo e controle meteorológico", informou o órgão.
As primeiras missões serão realizadas em duas cidades de Roraima. Em novembro, os técnicos responsáveis pelos trabalhos vão percorrer dois municípios Amazonenses.
O Sipam explicou que o trabalho de campo tem por finalidade efetuar a consolidação dos pontos previamente indicados pela Divisão de Meteorologia do órgão. “A nossa missão é realizar a verificação de campo com a participação de um meteorologista para constatar que o local escolhido oferece condições adequadas para a instalação de uma estação meteorológica”, explicou o coordenador de Manutenção do Centro Regional de Manaus, Carlos Fontinelle.

Instalação das EMS
O CR-MN, que atua no Amazonas e Roraima, será contemplado com cinco EMSs, destas; duas serão instaladas em RR e outras três no AM, sendo que, a capital Amazonense já possui uma Estação em pleno funcionamento. Outras três localidades do Amazonas serão beneficiadas com a EMS. A capital Belém receberá cinco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário