MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Em MG, agricultor já ganhou até prêmio pelas invenções que fez

 

No Triângulo Mineiro, assentado vem ganhando destaque.
Ele já ganhou vários prêmios e incentiva outros familiares.

Do Globo Rural
Há quatro anos, o agricultor Eterno de Souza passou de trabalhador rural a assentado. Ele vive com a mulher e o filho em uma área de 17 hectares em Limeira do Oeste, no pontal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais. O sustento da família vem do campo.
Trabalho é o que não falta: a esposa, Lúcia Helena, cuida das galinhas e da casa. Eterno cuida do gado e quando sobra um tempinho, diverte-se com os cavalos.
E foi numa dessas horas de folga, que a criatividade ganhou utilidade. Quando Eterno chegou ao assentamento não havia água encanada, nem energia elétrica, por isso, ele improvisou.
Os equipamentos foram montados com peças compradas no ferro velho. E foi para lidar com os problemas que Eterno inventou soluções como uma bomba d'água movida por bicicleta.
Para chegar ao resultado, o agricultor adaptou na bomba d'água com manivela uma catraca e parte de uma bicicleta. A invenção rendeu bons frutos: em 2008 foi destacado como segundo lugar do prêmio de Criatividade Rural pela Emater.
Mas Eterno não parou por aí. Entre as criações, estão alternativas para encher um pneu ou recarregar o celular, tudo sem energia elétrica.
Com tanta repercussão, o homem simples agora é referência. Alegria que já contagiou os parentes, como o irmão Romário de Souza, que inventou um ralador elétrico de milho e mandioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário