MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de outubro de 2011

Em Campo Grande, mulher coleciona os escorpiões encontrados em casa

 

Moradora da Moreninha II tem na coleção cerca de 30 animais mortos.
Menina de 3 anos morreu na quinta-feira após ser picada por escorpião.

Do G1 MS
Moradora de bairro de Campo Grande tem cerca de 30 escorpiões na coleção (Foto: Felipe Bastos/G1 MS)Moradora de bairro de Campo Grande tem cerca de 30 escorpiões mortos na coleção
(Foto: Felipe Bastos/G1 MS)
Moradores do bairro Moreninha II, na região sul de Campo Grande passaram, há cerca de um ano, a juntar os escorpiões que são encontrados dentro de suas casas e reclamam de uma infestação desses aracnídeos no local. Segundo eles, a preocupação aumentou após a morte de uma menina de 3 anos, provocada, segundo o Hospital Regional da cidade, pelo veneno do animal peçonhento.
A trabalhadora autônoma, Cláudia Regina Elias, afirma ter encontrado dezenas de escorpiões em sua residência e os coloca, depois de mortos, dentro de recipientes com álcool. Quando junta grande quantidade, encaminha ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para análise.
Ela desenvolveu uma técnica para fazer a captura dos aracnídeos. “Quando eles começaram a aparecer, eu não sabia como pegá-los. Agora, quando acho um, coloco um copo transparente por cima e arrasto um CD por baixo, aí os prendo”, diz.
Escorpiões vivos que serão entregues pela autônoma ao CCZ de Campo Grande, MS (Foto: Felipe Bastos/G1 MS)Escorpiões vivos que serão entregues pela autônoma ao CCZ de Campo Grande (Foto: Felipe Bastos/G1 MS)
O escriturário e vizinho da trabalhadora autônoma, Milton César Simplício, tem medo de que a filha de 3 meses seja picada por um escorpião. “Já peguei três aqui em casa. Apesar de tomar todos os cuidados possíveis, como trocar os ralos dos banheiros, colocar telas e tirar entulhos, o nosso medo continua, principalmente depois de saber da morte da menina”,
Problema semelhante
Na região oeste de Campo Grande, o morador do bairro Santo Antonio, Luiz Antônio Leal, conta somente em outubro já capturou três escorpiões dentro de casa. “Encontrei um no banheiro, um na sala e outro foi esmagado no vão da porta da cozinha, tudo isso neste mês. Tenho uma filha de 10 meses, e minha maior preocupação é com ela, imagina se um bicho destes sobe no berço dela”, relata.
Ele afirma que tem cuidados minuciosos com a limpeza da residência, mas ainda assim encontra frequentemente esse tipo de aracnídeo. “Tomo toda precaução possível. Deixo a grama cortada, a casa limpa, até pano embaixo das portas eu coloco, mas não adianta”, diz.
Praga urbana
O biólogo do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox), Isaías Pinheiro, explica que os moradores devem ficar atentos e ter cuidados redobrados em casa para evitar encontros com escorpiões.
Segundo ele, além da limpeza, colocar telas e fazer a higienização de ralos com água sanitária podem ser boas opções para se prevenir dos animais peçonhentos. “Não existe veneno para matar escorpião. Às vezes, dedetizar a casa sem acompanhamento de um profissional pode piorar a situação, pois o veneno não mata o animal, porém o incomoda. Então, se a pessoa colocar o veneno no lugar errado, esse animal pode buscar refúgio em outros locais, como guarda-roupas, tênis, embaixo de tapetes, entre outros, aproximando-se,assim, ainda mais do contato com as pessoas”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário