MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Secretário de MT defende compra de veículos avaliados em R$ 14 milhões

 

Diógenes Curado afirma que governo não pensa em cancelar contrato.
Automóveis vão permitir o patrulhamento na fronteira com a Bolívia.

Do G1 MT
O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Diógenes Curado Filho, defendeu a compra de veículos da Rússia pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) no valor de R$ 14 milhões. Diógenes disse que o contrato, por enquanto, não deve ser cancelado pelo governo do estado.
Dez veículos da marca Land Rover, com tecnologia de ponta, foram adquiridos pelo governo do estado para patrulhar os 983 quilômetros de fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia durante o período da Copa do Mundo de 2014. Além de localizador por satélite, visor noturno, sistema digitalizado, os veículos da marca Land Rover são equipados com radar especial que detecta carros e caminhões a até 15 km de distância. O movimento de pessoas também pode ser detectado a uma distância de 8 km pelo calor humano.
A compra dos veículos, no entanto, foi feita sem licitação e o Ministério Público passou a investigar o caso solicitando à Secopa todas as informações sobre a tecnologia contratada. "O Tribunal de Contas está avaliando. O Ministério Público também está avaliando. Se tem esse tipo de conversa, há a necssidade da atuação das cortes de contas para evitar qualquer manifestação futuramente", disse Diógenes.
Questionado se há a possibilidade do governo cancelar a compra, Diógenes foi enfático em dizer que, por enquanto, isto não está sendo cogitado. "Por enquanto não estamos pensando nisso. Vamos aguardar as manifestações", concluiu o secretário.
Diógenes Curado disse que os veículos adquiridos pelo governo podem auxiliar não apenas na vigilância da fronteira, mas também na localização de foragidos, como nas ações das quadrilhas que invadem cidades para assaltar bancos em Mato Grosso. "Nesses assaltos a banco, os ladrões fazem os assaltos e ficam escondidos no mato. Teríamos condições de rastrear por meio desse equipamento e localizar as pessoas que estão no mato. Ia facilitar muito nosso trabalho neste sentido".
Questionamentos
Na semana passada, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou dois requerimentos que cobram explicações sobre os veículos adquiridos. O líder do governo na AL, Romualdo Júnior (PMDB), adiantou que um representante do Executivo vai atender aos pedidos dos deputados e prestar esclarecimentos sobre o assunto.
O secretário adjunto de projetos da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), Jefferson de Castro, explicou em entrevista à TV Centro América o motivo pelo qual o estado comprou sem licitação os 10 veículos. “Por se tratar de uma empresa que fornece tecnologia exclusiva”, justificou.
O promotor Clóvis de Almeida Júnior anunciou que abriu uma investigação para apurar se houve alguma irregularidade na contratação sem licitação da empresa. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) deve apresentar informações ao Ministério Público Estadual (MPE) sobre os dados econômicos, condições técnicas e financeiras da empresa fornecedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário