MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Centro de Manaus será palco de manifestações da cultura popular

 

2º Mostra de Cultura Popular do Amazonas, começa nesta sexta-feira (28).
Outras atividades como oficinas e palestras serão oferecidas.

Héveny Bandeira Do G1 AM
1° Mostra de Cultura Popular do Amazonas reune diversos grupos de expressão artística tradicionais (Foto: Divulgação) Mostra de Cultura Popular do Amazonas reune diversos grupos de expressão artística tradicionais (Foto: Divulgação)

Marujada, tambor de mina, pastorinha e capoeira são algumas das manifestações artísticas do folclore amazonense que serão apresentadas, a partir desta sexta-feira (28), durante a 2º Mostra de Cultura Popular do Amazonas.
A mostra é fruto de pesquisas, desenvolvidas pela Secretaria de Cultura do Estado (SEC), sobre as expressões de arte no interior do estado, por meio da gerenciamento do patrimônio cultural e material. O evento tem o objetivo de divulgar a cultura popular do Estado.
Nesta edição a mostra traz o tema “Tambores de todos os cantos”. Segundo o produtor do evento, Cristian Pio, as pesquisas e os trabalhos de grupos existentes no Estado, que se uniram a proposta da mostra o quanto a cultura popular tem muito de arte.

"As formas de expressão chega a ser tão complexas em suas performances, que exibem o refino das produçõe", afirmou Pio.
"Escada sem Degraus" se apresenta na noite de abertura da 2° Mostra de Cultura do Amazonas (Foto: Divulgação)"Escada sem Degraus" se apresenta na noite de
abertura da 2° Mostra de Cultura do Amazonas
(Foto: Divulgação)
Para o músico e compositor Eliberto Barroncas, componente do grupo "Escada sem Degraus", este é um momento importante para a difusão da cultura local.

"Infelizmente os próprios artistas têm preconceito com a expressão do povo", desabafou.
"Escada sem Degraus" se apresenta na noite desta sexta-feira (28) e segundo Eliberto, antes de começar,  o grupo irá dissertar um texto chamado 'Pela Margem' que fala sobre as misturas das expressões. " As diferenças podem se misturar, falaremos da união das diferenças', afirmou.
Ano passado o evento foi promovido ao ar livre nas praças da cidade e durou quatro dias reunindo mais de cinco mil pessoas. Este ano, algumas apresentações da mostra serão dentro do Teatro Amazonas.

"No consagrado palco do Teatro Amazonas a arte popular irá mostrar que pode se equiparar com as artes clássicas e eruditas", afirmou produtor da mostra, Cristian Pio.
Diversos grupos de expressão artística tradicionais, como capoeira, canto indígena, tambor de crioula, gambás e outras manifestações irão se encontrar. Outras atividades oferecidas na programação são as oficinas e palestras.

Programação da 2º Mostra de Cultura Popular do Amazonas
Dia 28/10
Às 18h, abertura com “Cortejos de Anunciação” na área externa do Teatro Amazonas, Centro.
Às 19h, uma composição do panorama estético-sócio-cultural do Amazonas. Dança, música, poesia, teatro e religiosidades, que expressam sinais da identidade do homem, no Teatro Amazonas, Centro.
Dia 29/10
Às 9h, Mostra Paralela, oficina de Gambás (Gambá de Maués Pingo de Luz e Gambá de Borba), Teatro da Instalação, Centro.
Às 10h30, Reunião do Fórum de Cultura Popular, com o tema Políticas Públicas Para Culturas Populares, no Teatro da Instalação, Centro.
Dia 30/10
Às 13h, Palestras “Tambor de Crioula Mestre Castro”, “Maracatu Eco da Sapopema” e a “Oficina de Capoeira” também no Teatro da Instalação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário