MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Honda corta produção na América do Norte por enchentes na Tailândia

 

Faltam peças vindas do país, que há semanas sofre com inundações.
É a 2ª vez no ano que a montadora é prejudicada por fenômenos naturais.

Da Reuters
A Honda anunciou nesta segunda-feira (31) que cortará temporariamente a produção em suas 6 fábricas nos Estados Unidos e no Canadá devido à escassez de peças decorrente da inundação na Tailândia. É a segunda vez no ano que as operações da marca japonesa são afetadas por catástrofes naturais: em março passado, o tsunami no Japão causou reflexos inclusive na fábrica no Brasil, com redução da produção, devido à falta de peças vindas do país-sede da montadora, e demissões.
honda tailândia (Foto: Arquivo/AP)Carros em fábrica da Honda inundada na Tailândia, em foto do último dia 16 (Foto: Arquivo/AP)
As enchentes na região central da Tailândia, especialmente no pólo industrial de Ayutthaya, afetam tanto a fábrica de carros, completamente inundada desde a segunda semana deste mês, quanto as instalações de fornecedores. "A situação muda todo dia. É difícil ter uma noção", diz o diretor financeiro, Fumihiko Ike.
A fabricação de automóveis na região cairá quase pela metade dos níveis originalmente planejados para esta época. O início das vendas do crossover CR-V 2012, marcado para dezembro, poderá atrasar em várias semanas. As fábricas da Honda na América do Norte compram a maioria das suas peças de fornecedores da própria região, mas a Honda recebe "algumas peças eletrônicas fundamentais" da Tailândia e de outras regiões.
A empresa disse que "certo número" de seus fornecedores na Ásia é incapaz de manter a produção de peças devido à inundação, o que significa interromper o fluxo de peças para a América do Norte.
A Honda disse que não haveria demissões em decorrência das enchentes. A empresa prevê que a inundação atrapalhará a produção por várias semanas. Outras montadoras, como a Toyota e a Nissan também utilizam componentes fabricados na Tailândia.
Fábrica da Honda na província de Ayutthaya, na Tailândia (Foto: Sukree Sukplang/ REUTERS)Outra imagen de fábrica na província de Ayutthaya, no último dia 10 (Foto: Arquivo/Reuters)
Segundo números divulgados pela agência Jato Dynamics do Brasil, especializada em informações automotivas, as vendas da Honda caíram 15% no acumulado deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.
O diretor financeiro afirmou que a montadora já reduziu a previsão de vendas para o ano, que era de 3,5 milhões até o fim do ano fiscal, em março de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário