MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de outubro de 2011

Envelhecimento saudável preocupa especialistas em Manaus

 

Idosos repesentam 5,4% da população do Amazonas.
Evento discute, em Manaus, acesso à Educação, Cultura e Esporte

Alan Chaves Do G1 AM
Euler Ribeiro, diretor UnATI/UEA (esquerda). (Foto: Alan Chaves)Euler Ribeiro, diretor UnATI/UEA (esquerda).
(Fotos: Alan Chaves)
Com a melhora nas condições de vida com acesso a atividades educacionais, culturais, esportivas e de saúde, o número da população idosa deve superar a de jovens de até 15 anos nos próximos 20 anos. A previsão é do diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/EUA), Euler Esteves Ribeiro. Durante o XII Fórum da Terceira Idade discute, em Manaus, ele destacou políticas públicas de respeito e valorização à pessoa idosa e o processo de envelhecimento saudável.

Discutido em várias partes do mundo, a temática "Qualidade de vida na terceira idade" reúne, na capital do Amazonas, representantes das Universidades da Terceira Idade de todos os estados brasileiros para a abertura do "XII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos de Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e XI Encontro Nacional de Estudantes de Terceira Idade de IES", realizado neste sábado (29), no Studio 5 Centro de Convenções.
Durante palestra magna de abertura do evento, Euler Ribeiro falou do "Envelhecimento e o Meio Ambiente, um novo pensar". Ele chamou atenção para a "consciência social" sobre o processo de envelhecimento no Brasil. "Abrindo portas para o reconhecimento do envelhecimento como uma fase da vida, se consolida também a importância de se melhorar os programas de saúde, lazer, benefícios sociais, entre outros, para essa categoria", declarou Euler.

Segundo o diretor, é importante que a sociedade tenha consciência do processo de um envelhecimento bem sucedido. "Sou um idoso da floresta, tenho qualidade de vida por conta dos cuidados observados no percurso da vida e também, por morar em uma terra onde a natureza é mais eficaz que qualquer ciência", disse o diretor.
Geralda Oliveira, acadêmica UnATI/UEA.  (Foto: Alan Chaves)Geralda Oliveira, acadêmica UnATI/UEA.
(Foto: Alan Chaves)
Exemplo de um envelhecimento saudável, aposentada Geralda Alves de Oliveira, de 65 anos, há três anos estuda Língua Portuguesa, na Universidade Aberta da Terceira Idade da EUA, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul. Ela conclui o curso no próximo ano e diz que ter retomado aos estudos  foi a melhor decisão. "De fato é uma outra vida, uma outra fase. Além do conhecimento, ganhamos outras coisas imensuráveis", afirma a acadêmica. Pessoas como Geralda representam uma boa parcela da população do Amazonas, 5,4%, ou seja, 170 mil, dos quase 2 milhões habitantes.
Entretanto, Euler Ribeiro destacou que, apesar da importância do idoso na sociedade, a população ainda não tomou a plena consciência de seu próprio processo de envelhecimento.
"O adulto de hoje, que será o idoso amanhã, ainda não acredita que a juventude é apenas parte de um processo", analisou. A consequência da falta de informação e de consciência sobre os processos da velhice é o caminho aos problemas mais comuns de um envelhecimento mal sucedido, segundo o especialista.
Repesentantes de IES da terceira idade de todo o país estão em Manaus. (Foto: Alan Chaves)Repesentantes de IES da terceira idade de todo o país estão em Manaus. (Foto: Alan Chaves)
A saturação dos programas de saúde, o sofrimento de familiares que se deparam com um idoso sem saúde e a perda de anos de vida que poderiam ser desfrutados com alegria e bem estar são alguns dos conflitos que podem ser evitados a partir do envolvimento da pessoa idoso no convívio social.

As políticas públicas para um processo de envelhecimento sadio continuarão em discussão, em Manaus, durante o XII Fórum da Terceira Idade neste domingo (31). O evento segue até terça-feira (1º).

Nenhum comentário:

Postar um comentário