MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de outubro de 2011

Prefeitura e Emater beneficiam 200 horticultores de Rio Verde (GO)

 

Parceria levará orientação e suporte gratuito para o agricultor.
Época de chuva traz perdas da ordem de 50% para o produtor de folhagens.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Uma parceria do município de Rio Verde (GO), a 238 km de Goiânia, com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) tem o objetivo de dar suporte aos horticultores da região.

Por meio do acordo, os produtores de hortaliças terão acesso, sem custos, a equipamentos e pessoal para ajudá-los a reduzir as perdas comuns no período de chuvas, que são da ordem de 50%.
Dicas
De acordo com o técnico agrícola João Luiz Pereira Lopes, para diminuir as perdas, o horticultor pode seguir algumas dicas. A primeira delas é fazer a limpeza do viveiro para retirar as ervas daninhas que podem comprometer o crescimento das mudas.
O passo seguinte é desinfetar as bandejas para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Uma prática simples e barata é o uso de detergente e água sanitária.
Outra dica para proteger a plantação são as telas de cobertura. Esse material custa em média R$ 1,40 o metro quadrado e consegue quebrar 9% da claridade, além, obviamente, de proteção contra a chuva. Mesmo assim os canteiros devem ter pelo menos 30 cm de altura. Quando isso não é feito ocorre a retenção de água no canteiro.
“Isso aqui facilita a drenagem da água no canteiro, de repente começa a chover muito e quando o canteiro é muito baixo vai reter água em cima do canteiro e essa retenção em cima do alface produz vários tipos de doenças”, mostra João Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário