MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de outubro de 2011

Pessoas que sofrem de Parkinson se unem e produzem no ES

 

Oficina é promovida pela Associação Capixaba de Parkinson.
Segundo voluntária, grupo superou expectativas.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Pessoas que sofrem do Mal de Parkinson se reúnem semanalmente em uma oficina de trabalhos manuais na Serra, na Grande Vitória, para superar as limitações da doença e produzir panos de cozinha, embalagens para presente, decoração para chinelos e outros artesanatos. A doença neurológica provoca, entre outros sintomas, muitos tremores e rigidez muscular. Devido a esses sintomas, a coordenação motora do paciente fica prejudicada e o objetivo principal do projeto é beneficiar cerca de 200 pessoas que fazem parte da Associação Capixaba de Parkinsonianos.
A aposentada Valdívia de Lacerda, 72 anos, participa do grupo e disse ter notado melhoras. Quando comecei, achei que melhorou bastante a minha tremedeira da mão. Eu gosto de fazer por isso", relatou. E a participação não se limita à ala feminina. O aposentado João Carlos Gomes também faz parte da oficina e considera a doença como um grande estresse. "Mas aqui o ambiente é tão bom que você acaba relaxando, o estresse vai embora", disse.
Segundo a aposentada Elza da Silva, as reuniões ajudam bastante. "Fui a primeira membra da associação, que me ajuda muito na vivência com outras pessoas˜, revelou. De acordo com a voluntária Bernadete Contti, todos superaram as expectativas. "Não imaginávamos que eles pudessem fazer isso. Eles imaginavam que seria impossível, devido ao tremor", ressaltou.
Serviço
Associação Capixaba de Parkinson: (27) 3311-4043.

Nenhum comentário:

Postar um comentário