MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Agricultores do Piauí protestam pelo pagamento do Garantia Safra

 

Prefeitura não enviou a tempo relatórios que garantem indenizações.
Perdas nas lavouras do município passaram de 50%.

Do Globo Rural
Em São Francisco de Assis, a 600 quilômetros de Teresina, capital do Piauí, quem vive da lavoura está colhendo prejuízo por causa da seca.
Faz cinco meses que não chove na região, quase nada restou em plantações de milho e feijão. Os agricultores perderam cerca de 70% da safra e ainda enfrentam outro drama: o seguro Garantia Safra, que deveria socorrer as famílias, não virá porque o município perdeu o prazo de adesão ao programa.
Mais de 800 trabalhadores rurais ficaram sem o benefício, cada um deles receberia R$ 600. Revoltados com a situação, eles organizaram um protesto com mais de mil pessoas.
Com os instrumentos de trabalho em mãos, eles cobram providências das autoridades. Lideranças comunitárias redigiram um manifesto que relata as perdas no campo e todo o sofrimento causado pela seca na região. A ideia é fazer com que o apelo chegue ao governo federal, um dos responsáveis pela manutenção do Garantia Safra.
Em Brasília, João Guadagnim, diretor de financiamento da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, confirmou que a indenização do seguro não poderá ser paga aos agricultores pela falta da comunicação das perdas.
A prefeitura alega que perdeu o prazo porque demorou a receber o relatório de perdas agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário