MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Vale dos Vinhedos recebe selo de denominação de origem de vinhos


Selo é aguardado há quase 10 anos pelos produtores da serra gaúcha.
Certificação vale para vinhos e espumantes das uvas merlot e chardonnay.

Do G1 RS

Vale dos Vinhedos (Foto: Deborah Dadalt/Divulgação)Vale dos Vinhedos concentra produtores de vinho na serra gaúcha (Foto: Deborah Dadalt/Divulgação)
Produtores de vinho da região do Vale dos Vinhedos, na Serra do Rio Grande do Sul, receberam nesta terça-feira (11) o registro de Denominação de Origem (DO) para os vinhos produzidos no local. O selo, que é concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), é uma forma de proteger e valorizar a identidade dos produtos feitos na região.
O registro de Denominação de Origem é aguardado há quase 10 anos pelos produtores de vinho da região. A partir de agora, o consumidor que comprar as bebidas produzidas em Bento Gonçalves tem a garantia de que elas foram realmente produzidas na região, obedecendo a padrões de qualidade e com sabor característico.
A certificação vale para os vinhos e espumantes das variedades merlot e chardonnay. Segundo a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), os produtos devem valorizar em até 30%. A expectativa é que o selo já possa ser visto nas mercadorias nas prateleiros em dois meses.
Localizado em uma região colonizada por imigrantes italianos, o Vale dos Vinhedos tem uma tradição de 130 anos no cultivo da uva e na produção de vinhos. Em 2011, as vinícolas associadas à Aprovale produziram 6,9 milhões de litros de vinhos finos e espumantes, o equivalente a 9,2 milhões de garrafas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário