MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de setembro de 2012

Rodeio Crioulo em Ariquemes, RO, atrai peões de vários estados do país


Mais de 200 peões participam do 16º Rodeio Crioulo Nacional.
Evento faz parte das comemorações da Semana Farroupilha.

Eliete Marques Do G1 RO

Peões participam de provas de laço em Ariquemes, RO (Foto: Eliete Marques/G1)Peões participam de provas de laço em Ariquemes, RO (Foto: Eliete Marques/G1)
Cerca de 220 peões de vários estados do país participam do 16º Rodeio Crioulo Nacional, em Ariquemes, RO. O evento, que começou na quinta-feira (20), faz parte das comemorações da Semana Farroupilha e apresenta provas campeiras e artísticas.
De acordo com o patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Ariquemes, Márcio Cataneo, além de Rondônia, peões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Amazonas e Acre participam do evento.
O patrão do CTG conta que o Rodeio Crioulo tem diversos tipos de provas. “As campeiras envolvem provas de laço, rédeas, pialo, chasque e gineteada. As provas artísticas são competições entre os CTGs, que apresentam as danças tradicionais gaúchas”, explica Cataneo.
O peão Pedro Furtado, de 64 anos, veio de Cacoal, RO, e tem uma longa história em rodeios gaúchos. Natural de Santa Catarina, conta que seu pai foi o primeiro a organizar um rodeio na região. “Minha família tem rodeio na veia”, destaca.
Pedro Furtado e o neto durante evento em Ariquemes (Foto: Eliete Marques/G1)Pedro Furtado e o neto durante evento em Ariquemes
(Foto: Eliete Marques/G1)
Furtado diz que participa de provas de laço desde os 14 anos e a integração entre peões e familiares é um dos principais motivos que o faz seguir na atividade. “Adoro rodeio, pois neste esporte nós fazemos muitas amizades”, conta.
O peão, que acumula 50 anos de experiência, ensinou o neto, Fulvio Furtado, que ganhou o nome do bisavô e representa a quarta geração de rodeio na família. “Eu acho muito legal a força que os cavalos têm e gosto muito da prova de laço, de correr atrás do boi e da adrenalina”, conta o jovem.
“O garoto já ficou em segundo lugar na prova de laço piá nacional em 2010”, destaca o avô orgulhoso.
Fulvio conta que pretende cursar veterinária, para continuar convivendo com animais e garante que irá continuar nas competições de rodeios. “Minha família toda participa e gosta de rodeio e eu vou continuar e ganhar muitas competições”, garante.
Os mais de 200 participantes concorrem a prêmios que vão desde troféus, quantias em dinheiro e motocicletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário