MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de setembro de 2012

Produtores começam a plantar soja em terra seca no oeste do Paraná


Serviço atrasado fez alguns produtores não esperarem a chuva na região.
Agricultores arriscaram porque contam com sementes tratadas.

Do Globo Rural

A semana começou com os agricultores colocando as máquinas para trabalhar na poeira no oeste do Paraná. Com o serviço atrasado, alguns produtores não quiseram esperar as chuvas. Os produtores arriscaram porque agora contam com sementes tratadas, que resistem até 30 dias no campo à espera da chuva. “Melhoria de toda tecnologia de máquinas e tratamento de sementes mais eficientes e que proporcionam produtos melhores. Então, está fazendo com que o produtor busque duas safras no ano”, diz o agrônomo Mauro Orso.
Com a volta da chuva, o agricultor Daniel Becker colocou as máquinas no campo para semear 14 hectares de milho. “Espero que comece a chover bem. Ano passado, a gente teve perdas por causa da seca”, diz.
Outro avanço tecnológico que também está ajudando os produtores é a grande variedade que existe hoje entre as sementes. O agricultor Zeca Zardo, que vai semear 700 hectares de soja, resolveu dedicar 30% da área para a soja precoce, variedade que demora menos tempo pra chegar ao ponto de colheita. Nessa safra, o produtor decidiu investir mais na soja precoce para colher antes e logo em seguida iniciar o plantio do milho safrinha.
A Coodetec, Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola, que fica em Cascavel, também é produtora de sementes. A empresa fez um levantamento e chegou à conclusão de que, nos últimos três anos, o plantio de soja precoce no Brasil dobrou de 30% para 60%. A soja precoce leva 120 dias do plantio até a colheita. O grão de ciclo médio demora 140 dias. Nesse caso, há um aumento de 20 dias. “No potencial genético são semelhantes. O clima é que vai fazer a diferença nessas variedades”, diz Marcelo Rodrigues, gerente comercial da Coodetec.

Mesmo com o aumento do uso da soja precoce, não estão faltando sementes para o plantio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário