MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 15 de setembro de 2012

Moto da 2ª Guerra é destaque em festival no Rio de Janeiro


Modelo fez parte das Forças Expedicionárias Brasileiras, na Itália.
Veículo está exposto na 2ª edição do Rio Harley Days.

Rafael Miotto Do G1, no Rio de Janeiro

Utilizado na 2ª Guerra Mundial, na Itália, um exemplar da Harley-Davidson WLA 42 está exposto em festival de motocicletas, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. A motocicleta americana fez parte de um grupo de dez motos das Forças Expedicionárias Brasileiras (FEB), que vieram ao Brasil após o término do conflito, em 1945. O modelo é uma das atrações do festival Rio Harley Days, que ocorre neste final de semana.
Exemplar da WLA 42 que esteve na 2ª Guerra Mundial (Foto: Rafael Miotto/G1)Exemplar da WLA 42 que esteve na 2ª Guerra Mundial (Foto: Rafael Miotto/G1)
“Este exemplar é um dos últimos que restaram das motos utilizadas pelo Brasil na Itália. Ela é totalmente original e é muito importante, não só para a história de nosso exército, mas também para a do motociclismo brasileiro”, disse o coronel do 1º Batalhão de Guardas do Exército Brasileiro, Alfredo Bottino, neste sábado (15). O modelo é de um proprietário particular, que o adquiriu em leilão, e fica continuamente exposto no museu do exército, no Rio de Janeiro.
Modelo foi mantido totalmente original e ainda funciona (Foto: Rafael Miotto/G1)Modelo foi mantido totalmente original e
ainda funciona (Foto: Rafael Miotto/G1)
“Moto está em ótimo estado e funcionando. Recentemente, participou do desfile de 7 de setembro, acrescenta Bottino. A WLA 42 foi moto largamente produzida nos Estados Unidos durante a guerra e foi utilizada pelo exército americano para combater a Alemanha e outros países que a apoiavam, como a Itália. “Os primeiros soldados aliados que entraram na Alemanha estavam com este modelo”, explica Rodrigo Moutinho, gerente de vendas especiais da Harley-Davidson.

Jeito diferente de pilotar
A WLA 42 possui motor de dois cilindros e 740 cilindradas, nada muito diferente dos modelos atuais. No entanto, o modo de conduzir não é como das motos tradicionais.
O freio dianteiro fica no punho esquerdo, a embreagem é acionada com o pé esquerdo e as trocas de marchas são feitas na mão, como em automóveis; o câmbio é de três marchas. Nos modelos convencionais, o freio dianteiro fica na no punho direito, a embreagem no punho esquerdo; as trocas de marchas são feitas com o pé esquerdo.
Trocas de marchas são feitas com a mão esquerda (Foto: Rafael Miotto/G1)Trocas de marchas são feitas com a mão esquerda (Foto: Rafael Miotto/G1)

Embreagem é acionada pelo pé esquerdo (Foto: Rafael Miotto/G1)Embreagem é acionada pelo pé esquerdo (Foto: Rafael Miotto/G1)
História do motociclismo militar brasileiro
As primeiras motos utilizadas militarmente no Brasil datam de 1936 e eram do modelo M86 produzido pela empresa belga FN. As M86 fizeram parte da Polícia Especial de São Paulo, que foi criada pelo Governo Federal. Na mesma época, iniciaram as atividades do Batalhão de Guardas do Exército, que também começou a fazer uso de motos.
Atualmente, as motos são utilizadas em diversas atividades policiais e militares no Brasil. Polícia do Exército, Polícia Rodoviária Federal e Batalhão de Choque de São Paulo, que adquiriu nova frota de Harley-Davidson Police em 2012, são exemplos.
Rio Harley Days
Além da WLA 42, a 2ª edição do Rio Harley Days, que vai até domingo (16), na Marina Glória, conta com diversas atrações para motociclistas e fãs de motocicletas. Shows de músicas, dentre eles Skank e Ultraje a Rigor, além de test-rides com modelos da marca norte-america, fazem parte do evento.
Motociclistas chegando à Marina da Glória no Rio de Janeiro (Foto: Rafael Miotto/G1)Motociclistas chegando à Marina da Glória no Rio de Janeiro (Foto: Rafael Miotto/G1)
A expectativa da organização é a presença de 30.000 pessoas nos três dias de evento, que começou na sexta (14), mesmo número do ano passado. No domingo (16), está marcado um dos pontos altos do Harley Days, que será o desfile de motos pelas ruas do Rio de Janeiro. Em 2011, 1.500 motos participaram.
“Este ano esperamos que 2.000 motos participem”, prevê Longino Morawski, diretor-superintendente da Harley-Davidson. A festa também terá apresentações da Polícia do Exército e uma série de serviços serão oferecidos, desde vendas de roupas até realização de tatuagens.

Atividades para toda família estão disponíveis, até um espaço infantil onde as crianças podem andar com pequenos triciclos. Ainda há opções de restaurantes e até mesas de sinuca para passar o tempo. A marca promove também vendas especiais de motos, com condições especiais de pagamento.

Ingressos
Os visitantes do Rio Harley Days 2012 que doarem 1 kg de alimento não perecível ou uma lata de leite em pó têm 50% de desconto na compra de ingressos, exceto membros do Harley-Davison Owners Group (HOG), que contam com condição diferenciada. O material coletado será doado à Associação Saúde Criança, que trabalha para reestruturar e promover o autossustento de famílias em risco social. No ano passado, foram arrecadadas cinco toneladas de alimentos para a mesma instituição.
Os preços dos ingressos são de R$ 192,00 por pessoa para domingo (16); no sábado (15), as entradas são vendidas a R$ 284. O pacote para o final de semana dias custa R$ 476,00. Os membros do HOG possuem desconto de 50%, com direito a um acompanhante. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do evento ou nos sites www.rioharleydays.com e www.ticketsforfun.com.br.

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