MEDIÇÃO DE TERRA

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quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mercedes-Benz estuda produzir cupê 4 portas ou SUV compacto no Brasil


Em Paris, montadora diz ao G1 que poderá voltar a fabricar carros no país.
Presidente da marca vê necessidade de incluir compactos no portfólio.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em Paris - A jornalista viajou a convite da Anfavea

mercedes cla (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)CLA, protótipo do futuro cupê 4 portas que poderá ser fabricado no Brasil (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
A Mercedes-Benz tem como meta conquistar a liderança global do segmento de veículos premium, hoje nas mãos das concorrente alemã BMW e, para isso, investirá fortemente em uma plataforma para carros compactos. "Estamos carentes deste tipo de produto no nosso portfólio, como um SUV compacto, que os nossos concorrentes têm", afirmou o presidente mundial da Mercedes, Dieter Zetsche, nesta quinta-feira (27), no primeiro dia do Salão de Paris. Ele participou de uma conversa com 20 jornalistas de todo o mundo, entre eles dois brasileiros.
Faz sentido a Mercedes se preocupar com os carros pequenos: o X1 e o Série 1 são os campeões de venda da BMW; e a Audi tem o Q3.
Embora o investimento mais forte da montadora seja no mercado chinês que, para a marca, é o terceiro maior, atrás de Alemanha e EUA, o Brasil começa a ganhar mais peso na estratégia. O que muito influencia isso é o novo regime automotivo, que está para ser anunciado pelo governo federal e força as montadoras a produzir localmente para ter incentivo fiscal. Além disso, a BMW também estuda começar a produzir no país. Os planos estão suspensos justamente à espera das novas regras para as montadoras no Brasil.
Atualmente a Mercedes só produz caminhões e ônibus no país, nas plantas de São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG). Ela chegou a fabricar alguns modelos de carros do fim da década de 90 até poucos anos atrás, em Juiz de Fora.
De acordo com o vice-presidente mundial de marketing e produto da Mercedes, Philippe Schimer, existe a possibilidade de a marca fazer uma parceria com a Nissan para utilizar as instações da futura fábrica da montadora japonesa no Rio de Janeiro.
Numa eventual retomada dessa atividade no país, entre as possibilidades estão a produção do novo cupê 4 portas CLA, que ainda aparece como protótipo em Paris, mas terá a versão final apresentada em Detroit, em janeiro, ou um SUV compacto, ainda sem nome.
De acordo com o vice-presidente mundial de marketing e produto da marca, Philippe Schimer, a chance de ser um SUV compacto é maior, por causa do volume previsto de vendas, que a Mercedes não revela.
mercedes classe A paris (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)Presidente da Mercedes discursa à frente no novo Classe A, em Paris (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)
Eles vêm para o BrasilDe qualquer forma, os dois modelos serão vendidos no Brasil, entre o fim de 2014 e começo de 2015. Eles completarão a linha mais jovem da marca com o novo Classe B, que chega na semana que vem ao Brasil, e o novo Classe A, já confirmado para o país, mas sem data de estreia.
A meta mundial da Mercedes é lançar 10 modelos até 2015 e, com isso, rejuvenescer a marca, ampliando a faixa de clientes, concentrando-se especialmente na linha Classe C. A linha de esportivos também ganhará um carro menor. Ainda sem nome, o modelo já é apelidado de "baby SLS". Outro modelo aguardado é um novo station wagon baseado no Shooting Brake, também presente em Paris.
mercedes sls amg electric drive (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)SLS AMG Electric Drive chama atenção no estande da montadora alemã (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)
750 cv, sem poluirO "chefão" Zetsche voltou a afirmar que a Mercedes vai continuar investindo em matrizes energéticas alternativas, ou seja, em carros "verdes". No Salão, a montadora também exibe uma versão elétrica do Classe B, ainda como conceito, e a versão de produção do SLS AMG Coupé Electric Drive, esportivo com as famosas portas asa de gaivota. Ele já apresenta a mesma grade frontal que estreou na nova geração do Classe A, no Salão de Genebra, em março passado.
Dentro dele estão 4 motores que, juntos, desenvolvem até 750 cavalos, o que o torna "o carro elétrico mais potente já produzido em série", diz a Mercedes. Segundo a marca, o modelo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. E a máquina deverá ser colocada à venda, em edição limitada, por um valor que deve chegar a quase meio milhão de euros.

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