MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de setembro de 2012

Instrutores de voo livre desrespeitam lei para vender passeios no Rio


Voos de instrução são vendidos como panorâmicos, o que é proibido.
Justiça determinou que Agência Nacional de Aviação Civil fiscalize o local.

Do G1 RJ

Voos duplos de asa-delta e parapente, que, por lei, só podem ser oferecidos como instrução a alunos, estão sendo comercializados como simples passeios na rampa da Pedra Bonita, em São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O aviso está, inclusive, em uma placa instalada no local, como exibiu a reportagem do Jornal Nacional.
Para o Ministério Público Federal, clubes e associações burlam a lei quando tratam clientes como alunos e vendem voos panorâmicos como se fossem de instrução. Por isso, os promotores pediram e a Justiça determinou, na última quinta-feira (8), que a Agência Nacional de Aviação Civl (Anac) passe a fiscalizar esse tipo de operação no local.
Para a Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), todos os pontos de voo livre deveriam ser fiscalizados. “Em todo Brasil tem havido acidentes por causa da falta de regulamentação e fiscalização dessa atividade comercial”, diz Haroldo Castro Neves, vice-presidente da ABVL.
Na Pedra Bonita, dois acidentes já ocorreram neste ano. Em março, Priscila Boliveira, de 24 anos, morreu depois de cair de um parapente a 20 metros de altura. No mês passado, uma turista da Ilha de Malta conseguiu escapar com vida depois que a asa delta ficou presa em uma árvore. O instrutor morreu.
Ao Jornal Nacional, por telefone, a Anac informou que não vai comentar a decisão da Justiça, pois ainda não foi notificada.
Já o clube que administra a rampa da Pedra Bonita não quis se manifestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário