MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Instrutores de autoescolas fazem protesto em avenidas de Manaus


Categoria pede melhoria no centro de treinamento no bairro Santa Etelvina.
"Estranho isso acontecer justo em um ano político", diz diretora do Detran.

Camila Henriques e Caio Pimenta Do G1 AM

Instrutores de escolas realizaram protesto em Manaus (Foto: Camila Henriques /G1 AM)Instrutores de escolas realizaram protesto
(Foto: Camila Henriques /G1 AM)
Aproximadamente 300 veículos de autoescolas participaram de um protesto em avenidas das Zonas Norte e Oeste de Manaus na manhã desta quinta (20). O grupo formado por instrutores de diversas empresas do setor reivindica melhoria para a categoria.
O presidente do Sindicato dos Instrutores de Autoescola, Getúlio Lopes, informou que um das reivindicações da categoria é a ampliação do período que a pessoa tem para tirar a carteira nacional de habilitação (CNH) que, atualmente, é de um ano, o que acabaria prejudicando a categoria. A proposta da categoria seria que o prazo deva ser estendido para dois anos, já que o prazo para remarcação de testes de direção é demorado, segundo alega o líder do protesto.
Outra reivindicação da categoria é a melhoria na infraestrutura da área de treinamento e testes do Departamento Nacional de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) localizado no bairro de Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus. Lopes afirma que tanto professores quanto alunos são expostos ao sol e a falta de segurança do local. Além disso, a categoria pede ainda uma descentralização da área de treinamento, pois, o local é considerado pelos instrutores, longe das principais ruas da capital, além de criticarem os congestionamentos e buracos da via.
Aproximadamente 300 instrutores de trânsito participaram do protesto em Manaus (Foto: Camila Henriques /G1 AM)Aproximadamente 300 instrutores de trânsito participaram do protesto em Manaus (Foto: Camila Henriques /G1 AM)
A categoria também pede ainda redução da carga tributária, melhoria do material didático das aulas teóricas, inclusão no programa social "Prato Cidadão" e linha de crédito de financiamento para compra de veículos.
O protesto passou pelas Avenidas Torquato Tapajós, Avenida do Turismo, Ponta Negra e Avenida Brasil, onde seria encerrado com passagens dos manifestantes pelas sedes do Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus.
Detran-AM responde críticas da categoria
Diretora-presidente do Detran/AM, Mônica Melo, afirma que motociclistas sem capacete serão autuados (Foto: Alfredo Fernandes/Agecom) Mônica Melo disse estranhar protesto em Manaus
(Foto: Alfredo Fernandes/Agecom)
Em entrevista ao G1, a diretora-presidente do Detran-AM, Mônica Melo, questionou o protesto após dois anos do local de treinamento já ter sido inaugurado. "Estranho isso acontecer justo em um ano político. A área foi instalada no Santa Etelvina, pois não podia mais ficar onde estava, ali na Constantino Nery, devido às obras da Copa do Mundo", afirmou, ressaltando que os profissionais da categoria não pagam nenhuma taxa para utilizar o local.
Sobre os pedidos de descentralização da área de testes, a diretora informou que há um projeto de um novo local, porém admitiu que ainda está em fase de estudos. "É bom frisar, porém, que o bairro de Santa Etelvina não é tão longe quanto eles alegam, pois o crescimento demográfico da cidade está acontecendo para aquela área", afirmou.
Mônica Melo disse ainda que o centro de treinamentos do Detran-AM está passando por processo de revitalização desde o início do ano com a instalação de uma nova cobertura para proteger os professores e alunos do calor e a troca do piso, o qual vai passar de asfalto puro para concreto asfáltico. "Um problema que enfrentamos lá, porém, é referente ao vandalismo. Há inúmeros casos de portas e vasos sanitários quebrados, além de pichações", informou.
Por último, a diretora do Detran-AM informou que a área de testes conta com uma equipe de vigilância a partir de 18h para fazer a segurança do local. Além disso, ela ressaltou o trabalho do programa Ronda no Bairro, o qual, segundo ela, diminuiu o número de crimes no entorno do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário