MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Fazendeiros resistem em deixar área considerada de índios no MT


Justiça Federal determinou a saída dos agricultores da área reconhecida.
Decisão provocou indignação entre os produtores rurais.

Do Globo Rural

Segundo a associação dos produtores, na terra dos xavantes, em Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia, nordeste de Mato Grosso, estão sete mil não-índios. São dezenas de fazendas, criação de 280 mil cabeças de gado e pequenos sítios. A ocupação começou há 20 anos.
Em um povoado conhecido como Posto da Mata moram quatro mil pessoas. É quase uma cidade. Todas terão que sair porque a comunidade está dentro da reserva.
De acordo com a Funai, os índios foram retirados do local pelo governo militar e transferidos para uma aldeia que fica a 600 quilômetros. Com a área já livre sem a presença de índios, a propriedade passou a ser vendida várias vezes.
Segundo o Ministério Público Federal, os documentos não têm validade jurídica. O advogado dos posseiros ingressou com novo pedido na Justiça para impedir o despejo.
A data prevista é primeiro de outubro. O Incra prometeu transferir 500 famílias para assentamentos da região. Já os fazendeiros, querem ser indenizados pelas benfeitorias que fizeram na área e prometem resistir.
Desde terça-feira (04), os agricultores que têm terras dentro da reserva estão bloqueando a BR-158, apenas carros oficiais e ambulâncias estão passando. Eles dizem que não vão liberar a rodovia enquanto não forem recebidos por representantes do Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário