MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Encontro de Fuscas reúne mais de 200 exemplares em Guarujá, SP


Carros originais e modificados estão em exposição neste domingo (23).
Apaixonados pelo modelo vem de várias partes do País para o encontro.

Mariane Rossi Do G1 Santos

Fuscas estão expostos em frente a praia da Enseada, em Guarujá (Foto: Mariane Rossi/G1)Fuscas estão expostos em frente a praia da Enseada, em Guarujá (Foto: Mariane Rossi/G1)
Apaixonados por Fuscas se reuniram com seus carros neste domingo (23), em Guarujá, no litoral de São Paulo. O encontro é formado por modelos originais e modificados de diversas épocas, vindos de várias cidades do país.
Esse modelo de carro, tão conhecido pelos brasileiros, foi lançado na Alemanha e depois que começou a ser vendido no Brasil em 1950 ganhou o apelido de Fusca. Em 1986 sua fabricação foi temporariamente suspensa e novos modelos voltaram ao mercado em 1993. Depois de três anos, o modelo parou de ser fabricado oficialmente.
Como hoje em dia é difícil ver um fusca original nas ruas, os donos desses raros exemplares não medem esforços para conservar e melhorar seus carros. Um dos mais antigos da exposição é um Fusca branco de 1969, com a placa preta, que identifica que suas peças são originais. O seu dono, o vendedor Claudio Sterque, de 57 anos, veio de Campinas dirigindo o veículo para a Baixada Santista. Ele conta que o veículo foi passado de uma geração para outra. “O carro era da minha mãe e ela usava pouco. Ficou mais de 20 anos parado. Eu conservo ele há 45 anos”, diz ele. Ele diz ser um apaixonado pelo modelo. “Só quem tem um Fusca sabe como é. É o carro que o brasileiro tem paixão”, afirma.
Um dos modelos expostos possui teto solar (Foto: Mariane Rossi/G1)Um dos modelos expostos possui teto solar
(Foto: Mariane Rossi/G1)
Já Ricardo Santos veio de São Sebastião e conta que comprou seu Fusca, fabricado em 1973, de seu cunhado. Há quatro anos surgiu a ideia de repaginar o carro. O veículo, que era branco, ficou verde e preto, ganhou novas peças e o teto foi rebaixado. Além dele, outros donos deram uma nova cara ao pequeno carro. Um exemplar de 1968 ganhou novas rodas, injeção eletrônica e teto solar. O banco vermelho e a lataria com imagens de fogo ganharam o estilo americano. Outro Fusca, um pouco mais novo, de 1986, também foi modificado e ganhou peças e acessórios da Alemanha.
O dono da oficina Casa do Fusca e organizador do 3º Encontro de Fuscas de Guarujá, Regis Pacheco, estima que cerca de 250 carros de várias cidades do país participam do evento. Ele diz que prepara o encontro por prazer. Pacheco, dono de dois Fuscas antigos e uma kombi, divulgou o evento pela internet para atrair os donos dos veículos. Segundo ele, para ter um Fusca é necessário fazer a manutenção do veículo, conservá-lo e mesmo assim, o veículo não é tão confortável como os carros modernos. "Hoje em dia, o Fusca é um estilo de vida. Só tem quem gosta", afirma.
Os participantes receberam um kit com camisa, diploma, e adesivos do encontro. Todos que expuseram seus carros doaram quilos de alimentos não perecíveis que serão encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade de Guarujá. O carro mais bonito, o mais rebaixado e com o maior comboio serão escolhidos pela organização receberão troféus em formato de um Fusca.
O 3º Encontro de Fuscas de Guarujá acontece na Praia da Enseada, na Praça Horácio Lafer, durante todo o domingo e a entrada é gratuita.
Encontro acontece anualmente no Guarujá, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)Encontro acontece anualmente no Guarujá, SP (Foto: Mariane Rossi/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário