MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Consumidor deve buscar seus direitos durante a greve dos bancários


Empresas são obrigadas a oferecer outras opções de pagamentos.
Consumidor pode pedir prorrogação de prazos de vencimento.

Do G1 MA

Bancário do Maranhão aderiram à greve nacional da categoria (Foto: Biné Morais/O Estado)Bancário do Maranhão aderiram à greve nacional da
categoria (Foto: Biné Morais/O Estado)
Apesar da greve dos bancários, que foi iniciada ontem (18), o consumidor não pode deixar de pagar as suas contas até o vencimento. Entretranto, ele deve procurar o fornecedor e este deve disponibilizar outro mecanismo para o pagamento. "Até a data do vencimento, as contas podem ser pagas em caixa eletrônico, correspondentes bancários, débito em conta, internet banking, entre outros. Desse modo, o consumidor tem várias possibilidades para manter suas contas pagas dentro da data correta", alertou o gerente do Procon-MA, Kleber José Moreira.

A orientação do Procon-MA é que o consumidor busque meios alternativos para efetuar o pagamento. As mensalidades podem ser negociadas diretamente com o fornecedor, a exemplo de escolas ou operadoras de planos de saúde. O consumidor deve pedir uma prorrogação do prazo de vencimento ou outra forma de pagamento, como débito na conta, e as empresas são obrigadas a oferecer outras opções.
Caso o consumidor tente negociar e o fornecedor se negue, o consumidor deve formalizar reclamação junto ao Procon-MA, levando as provas da negativa (protocolo, email, nome do atendente, data e hora do contato, etc). Se o consumidor buscou o fornecedor para tentar quitar suas contas e não obteve resposta positiva, o fornecedor não poderá cobrar juros ou multa por atraso.

Nos casos de contas que já se encontram vencidas, mas que com a greve tiveram aumento do valor por aumento dos dias de atraso e incidência de juros, o raciocínio é o mesmo, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor para que o mesmo viabilize forma alternativa de realização do pagamento no exato valor correspondente à data da solicitação.

O Procon-MA alerta ainda que os consumidores não devem contratar pacotes bancários, cujos serviços desconhece, em razão da oferta para facilitar o pagamento de débitos neste período. Da mesma forma, o consumidor deve ter cautela ao utilizar o caixa eletrônico para o pagamento de suas contas, evitando pedir ajuda a terceiros desconhecidos.

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