MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Compra coletiva reduz gastos na aquisição dos insumos em MG


Pequenos produtores buscam alternativas para diminuir os gastos.
Em Palma, na Zona da Mata, eles se uniram para comprar os insumos.

Do Globo Rural

Na propriedade de José de Paula, em Palma, na Zona da Mata mineira, a época é ruim para o gado de leite.
A alimentação está mais escassa devido a queda na qualidade das pastagens, ocasionada pela pouca chuva e o aumento do frio. No curral, José precisa de uma ração de qualidade para que as vacas continuem a produção diária de 200 litros de leite, já que esta é a principal fonte de renda da casa.
A solução veio com a ajuda da Emater do município: o caroço de algodão. Na fazenda, o agricultor familiar comprou uma tonelada através de uma iniciativa em conjunto de vários produtores da região, a compra coletiva.
A grande vantagem da compra coletiva é o preço final do produto. No caso do caroço de algodão, por exemplo, o quilo sai a R$ 1,20 na região. Na última compra coletiva foram encomendadas 14 toneladas e o preço final saiu bem mais barato, R$ 0,76 o quilo.
Márcio de Paula é um dos quase 100 agricultores familiares que aderiram à ideia. No último pedido, ele levou uma tonelada de caroço de algodão, que deve ser usada em dois meses.
O produtor já garantiu seu pedido para a próxima compra em conjunto de adubos, ele espera uma faixa de 30 a 35 sacos do fertilizante.
O sistema de compra coletiva é realizado há oito anos, os criadores recebem orientação da Emater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário