MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Chevrolet Trax e Cadillac ATS olham o mercado brasileiro


Marca do grupo GM ganha espaço com rumo mais independente da Opel.
Enquanto isso, Brasil tenta achar equação para vender o Trax.

Priscila Dal Poggetto Do G1, em Paris - a jornalista viajou a convite da Anfavea

Estandes bem distintos separam as marcas Chevrolet e Cadillac da Opel, a divisão europeia da General Motors, no Salão de Paris. A estratégia totalmente desvinculada deixa bem claro que o compacto de luxo Adam jamais aparecerá no Brasil, mas, por outro lado, aumenta as chances de a Cadillac ser uma opção premium no mercado brasileiro. Já o Trax, SUV compacto da Chevrolet, está com as duas rodas da frente no país - tudo indica que o modelo chega em 2013. O que a GM não sabe é qual estratégia adotará para lançá-lo a um preço competitivo - afinal, ele concorreria com o Ford EcoSport e o futuro Peugeot 2008.
Chevrolet Trax (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)Chevrolet Trax (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)
As opções da montadora são três. A primeira, menos plausível, é trazer o carro importado da Coreia do Sul, mas o Trax ficaria com preço de Captiva. "Só de alíquota de importação e impostos o preço do carro fica 65% mais caro", afirma o vice-presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz, que nem considerou o custo logístico.
A segunda saída, mais provável, seria trazer o carro do México, onde será produzido. Esta, porém, gera incertezas por depender do acordo comercial com o México que está para ser renovado. A importação daquele país tem limite de cotas. "Só com Captiva usamos essa cota. Trabalhar com a importação de poucas unidades não compensa", diz Munhoz.
Chevrolet Trax (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)Chevrolet Trax (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)
A outra alternativa seria fabricar o modelo no Brasil, porém, isso exige tempo e alto investimento. "Não dá para iniciar a produção de um novo carro do dia para o outro. Mas sem dúvida é um carro que venderia muito no Brasil". Assim, a GM decidiu esperar pela revisão do acordo com o México e apostar, por enquanto, nas estreias do hatch Onix e do SUV TrailBlazer, que estarão no Salão de São Paulo.
Na Europa, a Trax foi lançada com três opções de motores: 1.6 a gasolina, 1.4 turbo e1.7 VCDI a diesel. o modelo mede 4,24 m de comprimento, 1,77 m de largura e 2,55 m de distância entre-eixos. Ele transporta até 5 pessoas e o porta-malas comporta 358 litros.
Cadillac ATS
A marca Cadillac, embora seja uma velha marca norte-americana, é bem jovem na Europa. Com o afastamento da Opel dos projetos das outras marcas da GM, ela começa só agora a receber forte investimento no mercado europeu. No Salão de Paris deste ano, o grande destaque é o sedã premium ATS.
Cadillac ATS (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)Cadillac ATS (Foto: Priscila Dal Poggetto / G1)
Com desenho ousado de jovem imponência, o modelo conquista olhares no salão e faz abrir um sorriso no rosto do vice-presidente da GM do Brasil. "O sucesso do ATS é bom para o Brasil, porque nosso mercado é muito parecido com o mercado europeu. Se a Cadillac ganhar força na Europa, aumenta a chance de ela estrear no Brasil", revela Munhoz, que cita como concorrentes da marca premium as montadoras alemãs Mercedes-Benz, Audi e BMW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário