MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Chevrolet Cobalt também será lançado na Europa, visando a Rússia


Sedã desenhado para o Brasil vai focar em outro mercado emergente.
Nesta quinta (6), Ford anunciou que o EcoSport irá ao mercado europeu.

Do G1, em São Paulo

A Ford reuniu a imprensa em São Paulo nesta quinta-feira (6) para anunciar que o novo EcoSport, desenvolvido no Brasil, será vendido na Europa dentro de 1 ano e meio. Nesta mesma semana, sem alarde da filial brasileira, a General Motors apresentou o Chevrolet Cobalt no Salão de Moscou. Desenhado para o Brasil, ele também terá a missão de conquistar consumidores na Europa. Focado no mercado russo, que passa ao largo da crise na Europa ocidental, o sedã será fabricado na joint-venture que a montadora mantém no Uzbequistão, país onde a GM domina 94% das vendas de automóveis, de acordo com a agência Reuters.
chevrolet cobalt moscou (Foto: Shavkat Rakhmatullaev/Reuters)Chevrolet Cobalt é exibido no Salão de Moscou (Foto: Shavkat Rakhmatullaev/Reuters)
Os preços de ambos os modelos no mercado europeu não foram divulgados ainda, nem a relação de onde serão vendidos. Os dois são considerados casos de sucesso no Brasil e agora são aproveitados em outros países emergentes.
Para emergentesO texto em que a GM apresenta o Cobalt como atração no salão russo diz: "É novo carro compacto que oferece o maior espaço interno no segmento, refinamento, preço acessível e estilo para consumidores de mercados emergentes".
O Cobalt foi lançado no Brasil em novembro do ano passado, e, no acumulado de vendas deste ano (até agosto), aparece em 11º entre os carros mais emplacados, com 44.058 unidades, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
É o líder disparado na categoria sedãs compactos, com 43% de participação, à frente de Honda City e Volkswagen Polo Sedan. Há uma semana a GM lançou no país a versão com motor 1.8 e opção de câmbio automático. Até então, o modelo era vendido com motor 1.4 e somente com transmissão manual.
Apesar do sucesso no mercado nacional, o Cobalt já começou a receber críticas na imprensa estrangeira. O site "Autoevolution" escreveu no fim de agosto: "Pensamos que o Chevrolet Aveo [no Brasil chamado Sonic, com quem o Cobalt divide a plataforma] era muito ruim, mas sair dele e entrar no novo sedã barato da marca para a Europa será pior ainda. Estamos falando do sedã Cobalt, originalmente desenhado para o mercado brasileiro, que será vendido na Europa a partir de janeiro".
"Não sabemos com qual carro compará-lo", continua a reportagem. "Os sedãs mais baratos vendidos atualmente na Europa, o Renault Clio Symbol, o Dacia Logan, o Kia Rio Sedan e o Fiat Linea, todos são melhores [que o Cobalt] em um aspecto ou outro."
Plataformas globaisO modelo divide a plataforma também com o Spin, minivan também desenvolvida para o Brasil. O desenho de ambos é da equipe da General Motors brasileira, assim como o da nova Trailblazer, também global, que deverá ser lançada no Brasil ainda neste ano, mas já foi apresentada na Ásia e também é exibida em Moscou, indicando que deverá ser vendida por lá também.
O EcoSport foi criado no Brasil em 2003 também a partir da plataforma de outro modelo, o Fiesta. Sua recém-lançada segunda geração, que o torna um modelo global, foi desenvolvida no país sobre a plataforma de outro modelo importado, o New Fiesta. Além da planta de Camaçari (BA), o SUV é produzido também na China, na Tailândia e na Índia. A Ford não divulgou onde serão feitos os carros que ofecerá na Europa.
No Brasil, o EcoSport, em sua primeira geração, foi líder em vendas nesta categoria no país até o ano passado -neste ano tem sido superado pelo Renault Duster, considerando o acumulado de janeiro a agosto divulgado pela Fenabrave.  -o evento em que anunciou a novidade à imprensa local foi realizado na Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário