MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Agricultores de MS vão exportar semente de feijão para Venezuela


Produtores são do assentamento Itamarati, em Ponta Porã.
Carga já está pronta para o embarque.

Do Globo Rural

A primeira remessa de 500 toneladas será de feijão do tipo preto.
As sementes já estão prontas para exportação.  Ainda este mês, 27 caminhões devem levar os grãos até o porto em Santa Catarina. De lá, as sementes seguem de navio para a Venezuela.
Representantes da importadora vistoriaram as plantações e gostaram do que viram. A empresa dá preferência para sementes produzidas por cooperativas de assentados porque os grãos, segundo os venezuelanos, têm boa qualidade e preço acessível.
Um assentamento em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, produz mais de mil toneladas por ano e fornece sementes de milho, feijão e soja para os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Goiás.
O agricultor Jucelen Dia produziu nesta safra 70 hectares de feijão. Em 10 anos, esta é a primeira vez que ele comercializa toda a produção antes mesmo de terminar a colheita. O preço foi vantajoso, diferente do que conseguiria comercializando o grão na região. “A gente tem que abrir um novo caminho para que possamos produzir mais”, diz.
Para exportação, os agricultores negociaram o quilo da semente de feijão por R$ 7,52. No mercado interno, o quilo do mesmo tipo de semente é vendido por R$ 5,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário