MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 1 de outubro de 2011

Presidente Dilma embarca para viagem de uma semana à Europa

 

Giro por três países europeus terá discussões sobre crise e visita à família.
Chegada em Bruxelas, Bélgica, está prevista para a tarde deste domingo.

Do G1, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff embarcou na noite deste sábado (1º) rumo à Bruxelas, Bélgica, primeiro destino da viagem oficial de sete dias à Europa. A assessoria do Palácio do Planalto informou que o avião presidencial deixou a Base Aérea de Brasília por volta das 18h50 e fará uma escala para reabastecimento no aerporto de Natal (RN), de onde deve decolar às 21h30. A chegada à capital belga está prevista para a tarde deste domingo (2).
A agenda europeia da presidente começa na segunda-feira (3), quando Dilma terá encontros com o primeiro ministro da Bélgica, Yves Leterme, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
Na terça-feira (4), a presidente participa da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia, que terá como destaque as discussões sobre saídas para a crise econômica internacional e os desdobramentos recentes à respeito do reconhecimento do Estado Palestino e das relações com Israel.
"Certamente, haverá diálogo sobre a crise econômica internacional, que tem países europeus bastante afetados. Além disso, a ideia é de ampliar ainda mais comércio, dado inclusive o elevado grau de investimento que a União Europeia tem no Brasil e que o Brasil tem na União Europeia", afirmou o porta-voz da Presidência Rodrigo Baena.
A comitiva da presidente será composta pelos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Aloizio Mercadante (Ciência, Tecnologia e Inovação), Helena Chagas (Comunicação Social), Ana de Hollanda (Cultura) e Paulo Bernardo (Comunicações).
Família
Além da Bélgica, o roteiro da presidente inclui outros dois países: a Turquia e a Bulgária, país natal de seu pai. Esta será a primeira vez que Dilma visitará a cidade de origem da família Rousseff. A previsão é que Dilma chegue à capital búlgara, Sófia, na noite de terça-feira (4).
Após agenda político-econômica na quarta (5), a presidente visitará, na tarde de quinta-feira (6) Grabovo, cidade natal de seu pai, Pedro Rousseff, onde vai encontrar familiares e passear pelo Museu de História Regional.
"A visita da presidente à Bulgária terá um forte componente pessoal e emocional dados os laços familiares com a Bulgária", afirmou o porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena.
Investimentos e comércio
Segundo dados da Presidência da República, o Brasil é o quarto principal destino dos investimentos europeus, depois apenas dos Estados Unidos, Suíça e Canadá, com acumulado de mais de US$ 180 bilhões aplicados. Em 2010, os investimentos europeus no Brasil totalizaram quase US$ 9 bilhões, inferiores apenas aos valores investidos nos Estados Unidos.
Na visita, a presidente também pretende negociar o intercâmbio de estudantes brasileiros em universidades belgas, por meio do programa Ciência Sem Fronteira, além de firmar acordos nas áreas de transporte aéreo, políticas espaciais, ciência tecnologia e inovação, cultura e turismo.
Na Bulgária, além da visita à familiares, a agenda da presidente terá encontros com o presidente, Georgi Parvanov, e com o primeiro ministro, Boyko Borissov. A presidente brasileira também fará a assinatura de acordos de cooperação com o governo búlgaro nas áreas de aeronáutica e de veículos para estimular o crescimento do comércio.
"Na área de aeronáutica, talvez uma presença maior da Embraer na Bulgária e talvez a possibilidade de ônibus brasileiros em comércio com a Bulgária", disse Baena.
A viagem oficial se encerra com a passagem da presidente Dilma pela Turquia, onde fará a primeira reunião com o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, reeleito nas eleições gerais turcas em junho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário