MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Belém fecha pontos de venda de açaí por risco da Doença de Chagas

 

Foram confirmados 39 casos e duas mortes na capital paraense em 2011.
Pacientes relataram o consumo de açaí na região fiscalizada.

Do G1, em São Paulo
Cinco pontos de venda de açaí foram fechados pelo Departamento de Vigilância Sanitária de Belém, nesta terça-feira (25), por falta de higiene na manipulação do fruto, o que aumenta o risco de possível contaminação do produto com fezes do barbeiro, que transmite a doença de Chagas.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém informou que foram confirmados 39 casos de doença de Chagas e duas mortes na capital paraense desde janeiro deste ano. Vinte e duas notificações foram confirmadas apenas em outubro. Nove pacientes relataram o consumo de açaí em pontos de venda do produto na periferia da capital.
Durante a fiscalização, a documentação dos estabelecimentos também foi analisada na operação. Em 2011, o departamento interditou mais de 20 pontos de venda de açaí na cidade.
Em nota, Roberval Feio, diretor geral da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), disse que a importância do trabalho é garantir a saúde pública da população de Belém. "Não temos a intenção de prejudicar ninguém. Nossa preocupação fundamental é a preservação da saúde da população, que é mais importante de tudo.”
Os estabelecimentos fechados tinham recebido a notificação, na sexta-feira (21), por suspeita de contaminação pela Doença de Chagas.
Em um dos pontos de venda do açaí, foi detectado que o produto não era corretamente lavado, o ambiente era de madeira, quando que o recomendado é o uso de azulejo para evitar contaminações por sujeira.
Histórico
Em 2007, a fiscalização sobre o açaí foi reforçada pelas equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no estado. O objetivo foi controlar a qualidade do produto e evitar a contaminação pelo barbeiro, que transmite a doença de Chagas.
De acordo com a secretaria, em 2010 foram notificados 51 casos da doença e apenas 14 foram confirmados. Os dados referentes ao período de janeiro a outubro de 2011 ainda podem sofrer alterações, já que outros casos estão em investigação. Há uma morte suspeita de ter sido provocada pela doença de Chagas. O caso ainda está sendo analisado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Belém.
Cana-de-açúcar
Em março de 2005, um surto de Chagas ocorreu em Santa Catarina, devido à ingestão de caldo de cana-de-açúcar, que havia sido triturada com fezes do barbeiro. Cerca de 30 pessoas foram contaminadas e pelo menos cinco morreram. O principal foco das contaminações foi num quiosque em Navegantes, onde 90% dos contaminados ingeriram a bebida.
A doença de Chagas
O contágio pode ocorrer por três vias de transmissão: pela picada do inseto, barbeiro, que deposita suas fezes sob a pele provocando coceira e, assim, a entrada do parasita na corrente sangüínea; por via oral, com a ingestão de alimentos contaminados pelo inseto ou pelos seus excrementos; e pelo sangue por meio de transfusões.
Oss sintomas mais freqüentes são febre alta, gânglios pelo corpo, aumento do fígado e do baço e, em casos avançados, inflamação do coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário