MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Celular velho no DF é reciclado e se transforma em bijuteria

 

Descarte correto de celulares e acessórios não poluem o meio ambiente.
No Gama, projeto recicla celulares e faz doação; artesã faz adornos.

Do G1 Df , com informações do Bom Dia DF
Um empresário do Gama, no Distrito Federal, criou um projeto para estimular o recolhimento de aparelhos e outros componentes de celulares. Foram montados postos de coleta nas igrejas e as escolas foram convidadas a participar realizando gincanas entre os alunos. Em três meses,o projeto Se Liga recolheu mil carregadores, 1,2 mil baterias e 350 celulares.
O material recolhido passa por uma separação. Alguns aparelhos são recuperados pelos técnicos e doados para instituições de caridade. As peças que não têm conserto são reaproveitadas de outras formas.
Eliete Sousa é artesã. Ela transforma em bijuteria as peças menores dos celulares. No ateliê, que funciona na casa dela, a coleção reúne brincos feitos com fone de ouvido, pulseiras com material dos carregadores e colares produzidos com fios. Segundo ela, é uma forma de fazer arte e não acumular tanto lixo.
O Brasil tem mais telefones celulares do que habitantes, mostra levantamento divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em setembro. São 227 milhões de aparelhos para 190,7 milhões de habitantes, segundo o censo de 2010.
E o brasileiro tem o hábito de trocar de aparelho sempre que chega uma novidade ao mercado. Com isso, acaba criando um problema para o meio ambiente. Os celulares têm plástico, vidro, cerâmica e componentes metálicos, que contaminar o meio ambiente se descartados de maneira inadequada.
De acordo com estudos, cerca de 65% dos materiais dos celulares podem ser reaproveitados. Algumas iniciativas ajudam a diminuir o impacto desse tipo de lixo na natureza. No Distrito Federal, por exemplo, uma rede de supermercados instalou urnas para que os consumidores façam o depósito dos celulares velhos, baterias e acessórios dos aparelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário