MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 1 de outubro de 2011

Asfalto novo não aguenta e treinos da Stock são cancelados em Londrina

 

Prefeitura promete entregar asfalto recuperado na manhã deste sábado. Organizadora e CBA não se entendem, e pilotos lamentam dia perdido

Por Alfredo Bokel Londrina, Paraná
 
stock car funcionários na pista (Foto: Divulgação/Carsten Horst)Em vez de carros, período da tarde teve funcionários
vistoriando a pista de Londrina (Foto: Carsten Horst)
Os motores da Stock Car quase não roncaram nesta sexta-feira, em Londrina. Dos quatro treinos programados (dois da Stock Car e dois da Copa Montana, categoria de acesso) só um foi realizado e, mesmo assim, em condições adversas. Com pouco tempo para endurecer e com o forte calor de 40º, o asfalto novo, que terminou de ser colocado apenas na semana passada, não resistiu e cedeu. A prefeitura da cidade paranaense assumiu a responsabilidade de deixar tudo pronto para este sábado.
- Vamos concentrar todos os esforços, trabalhar o tempo inteiro, inclusive de noite, para entregar a pista pronta pela manhã. Não temos saída e não queremos atrapalhar o espetáculo da Stock Car - afirmou o prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto, visivelmente constrangido com a situação. Ele culpou a morosidade do processo licitatório pelo atraso nas obras - Fomos alertados de que o asfalto precisaria de 60 dias para curar, mas houve atraso na licitação. Não somos como uma empresa privada que tem agilidade para realizar obras - admitiu.
Coube ao secretário de Obras de Londrina, Agnaldo Rosa, explicar como será a operação emergencial para entregar o asfalto recuperado em menos de 24 horas.
- Vamos trabalhar dia e noite com um rolo compactador vibratório, um rolo de pneu e água para resfriar o pavimento. Esse processo nos dará uma compactação cinco vezes mais intensa que a normal.
Vicar cobra da CBA, que se exime de responsabilidade
Carlos Col, membro do Conselho Administrativo da Vicar, empresa organizadora e promotora da Stock Car, cobrou da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) "uma ação mais enérgica e criteriosa em relação aos autódromos brasileiros".
- A CBA não atua como deveria na homologação das pistas. Temíamos que esse problema pudesse acontecer e agora ficamos expostos a isso - afirmou Col, ao lado de Maurício Slaviero, presidente da Vicar.
stock car (Foto: Divulgação/Vanderley Soares)Reunião entre membros da CBA, da prefeitura e da empresa promotora da Stock (Foto: Vanderley Soares)
Nestor Valduga, presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN) da CBA, classificou como "incoerência" culpar a confederação pelo episódio e tentou eximir a instituição de qualquer responsabilidade.
- Esta obra foi realizada a partir de um acordo entre a Vicar e prefeitura de Londrina, e acompanhada pela federação paranaense - declarou. Perguntado se não é papel da CBA homologar a pista e liberá-la para a realização de corridas, ele confirmou que sim, mas retrucou - Como a CBA vai dizer se o asfalto vai aguentar ou não? Não temos nenhum técnico apto para isso. Foi uma incoerência fazer uma obra há uma semana da corrida - completou Valduga.
Pilotos são os mais prejudicados e lamentam
Os pilotos foram os mais prejudicados com o cancelamento dos treinos. Na reta final da temporada, eles perderam uma oportunidade importante para buscar o melhor acerto de seus carros e lamentaram.
- O cancelamento foi muito ruim, principalmente para os pilotos que estão brigando pelo campeonato. A sexta-feira é um dia que define muita coisa, principalmente o acerto para o treino classificatório, que, aqui em Londrina, uma pista de difícil ultrapassagem, é 70% do caminho para um bom resultado. Perdemos um dia inteiro, porque o treino que fizemos não adiantou de nada - disse o piloto Popó Bueno, quinto colocado no campeonato.
A programação deste sábado foi alterada. O segundo treino livre será realizado de 7h50m as 9h20m e a classificação vai começar às 10h20m. Às 11h30m, está marcada uma reunião da CBA com os pilotos para avaliar as condições da pista.
A etapa de Londrina está programada para acontecer neste domingo, dia 2, com largada prevista para as 11h35m. O SporTV transmite ao vivo, e na íntegra, a décima corrida do ano. O Esporte Espetacular, da TV Globo, mostra um compacto de 20 minutos com os principais momentos.
stock car tiago camilo (Foto: Divulgação/Carsten Horst)Tiago Camilo acelera no asfalto que 'escorreu' sobre uma das zebras do traçado (Foto: Carsten Horst)

Nenhum comentário:

Postar um comentário