MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Nenhuma casa de shows de AL tem aval dos Bombeiros, diz comandante


Estabelecimentos têm que comprovar medidas de segurança.
Ministério Público recomendou que locais irregulares sejam fechados.

Carolina Sanches Do G1 AL

MPE pediu reunião para falar sobre situação de casas de show (Foto: Carolina Sanches/ G1)MPE pediu reunião para falar sobre situação de casas
de shows (Foto: Carolina Sanches/ G1)
O comandante do Corpo de Bombeiros de Alagoas, o coronel Luiz Antônio Honorato, informou, durante reunião no Ministério Público Estadual (MPE), na manhã desta segunda-feira (28), que nenhuma casa de shows de Alagoas possui o Certificado de Aprovação do órgão.
O encontro foi um pedido do procurador-geral de Justiça substituto, Antiógenes Lira, que disse estar preocupado com o incêndio que aconteceu neste fim de semana em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em uma casa de shows que deixou pelo menos 236 mortos e centenas de pessoas feridas. A reunião contou ainda com a presença de representantes da SMCCU e dos núcleos de Direitos Humanos, Infância e Juventude e Defesa do Consumidor.
De acordo com o comandante, apenas uma boate havia apresentado o projeto que comprova que a casa possui saídas de emergência, iluminação adequada, extintores de incêndio, a capacidade máxima da casa, entre outros itens, mas que o certificado, concedido a partir deste projeto, venceu em janeiro deste ano.
O comandante informou ainda que o órgão ainda está fazendo um levantamento da situação dos estabelecimentos. “Não sabemos se as casas possuem projeto contra incêndio, mas, se tiverem, ele não está certificado”, disse.
A promotora Marluce Falcão, do núcleo de Direitos Humanos, determinou um prazo de 10 dias para que os Bombeiros apresentem a situação das casas de show de 32 municípios alagoanos. Ela explicou que o órgão faz um trabalho constante de acompanhamento dos estabelecimentos e já chegou a recomendar o fechamento de duas casas no Benedito Bentes, em Maceió.
Promotora Marluce Falcão alerta para situação de casas de show em Alagoas (Foto: Carolina Sanches/ G1)Promotora Marluce Falcão alerta para situação de
casas de show (Foto: Carolina Sanches/ G1)
“Sabíamos que a situação de alguns locais era de risco, mas ouvir que nenhuma casa de show do Estado possui a autorização dos Bombeiros é preocupante. Por isso, queremos saber quais são as casas que estão aptas a funcionar porque isso é muito sério e não pode ser adiado”, expôs.
O procurador-geral substituto disse que a situação que aconteceu em Santa Maria é uma alerta e recomendou que todas as casas que estiverem irregulares sejam fechadas. “É melhor que os empresários percam dinheiro em um primeiro momento do que vidas serem perdidas”, ressaltou Lira.
SMCCU não sabe quantas casas possuem alvará
O alvará de um estabelecimento é autorizado pela Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU). O superintendente do órgão, Neander Teles Araújo, disse que sua gestão assumiu neste mês e ainda está sendo feito um levantamento da situação das casas de show em Maceió.
“Estávamos com uma reunião prevista para tratar desse assunto e ela será antecipada. Quanto mais breve ficarmos cientes dos casos melhor. Se forem identificadas irregularidades, os estabelecimentos terão um prazo para se adequar e, se isso não acontecer, podem ser fechados”, afirmou o superintendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário