MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Munguzá do Pinto atrai milhares de foliões à orla de Ponta Verde


Este é o quarto ano da prévia carnavalesca que já virou tradição.
Ao som da orquestra de frevo, foram distribuídos copos de munguzá.

Michelle Farias Do G1 AL

Munguzá do pinto atrai multidão à orla de Ponta Verde. (Foto: Michelle Farias/G1)Munguzá do pinto atrai multidão à orla de Ponta Verde. (Foto: Michelle Farias/G1)
A orla de Maceió foi tomada por foliões durante a manhã deste sábado (26) durante o tradicional Munguzá do Pinto, festa que antecede uma das maiores prévias de carnaval de Maceió, o Pinto da Madrugada. Maceioenses e turistas foram contagiados pelo frevo da 'Orquestra Pajuçara no Frevo'. O desjejum, que começou às 7h, é considerado a abertura oficial das prévias carnavalescas do estado.
Veja a galeria de fotos
Organizador do bloco Pinto da Madrugada, Braga Lira também é responsável pelo Munguzá do Pinto. (Foto: Michelle Farias/G1)Organizador do bloco Pinto da Madrugada,
Braga Lira é responsável pelo Munguzá do Pinto.
(Foto: Michelle Farias/G1)
De acordo com um dos organizadores do evento, Braga Lira, nem mesmo a falta de recursos financeiros por parte da Prefeitura de Maceió abalou a prévia. “Não poderíamos deixar passar em branco essa festa. Conseguimos apoio da iniciativa privada e conseguimos fazer uma festa melhor que as dos anos anteriores”, afirmou o Lira.
Ao som da orquestra, são distribuídos muitos copos de mungunzá e, segundo os organizadores, é uma receita infalível para dar energia no Carnaval. Para comer o munguzá, o folião tem que ter disposição e o frevo na ponta do pé.

“O munguzá, além de ser um prato tipicamente nordestino, dá a força que falta para pular o carnaval. Dá energia até o próximo sábado (2) quando acontece a 14ª edição do Pinto da Madrugada”, afirmou Braga Lira.
O empresário Cláudio Pereira, que mora em Maceió, veio pela primeira vez conferir a prévia carnavalesca. “Com a correria do trabalho nunca tinha tempo de vir. Hoje meus amigos conseguiram me arrastar até aqui. Agradeço a eles porque a festa está maravilhosa. Ano que vem estarei aqui novamente”, revelou o empresário.

Já a aposentada Leiliane Lima esteve presente em todas as edições do Munguzá do Pinto e revela que este ano a festa está mais animada. “Com o anúncio da falta de patrocínio achei que nem teria a festa, mas me surpreendi. Este ano tem mais foliões e a festa está mais divertida”, disse.
Grupo de frevo agita o Munguzá do Pinto. (Foto: Michelle Farias/G1)Grupo de frevo agita o Munguzá do Pinto.
(Foto: Michelle Farias/G1)
Componentes de um grupo de dança de frevo também estiveram presentes e caíram na folia. Quem gosta de frevo e não sabe dançar, a prévia carnavalesca foi uma boa oportunidade para aprender alguns passos. “Adoro o som do frevo, mas não sei nenhum passo. Estou observando para ver se aprendo pelo menos um passinho”, brincou a aposentada Leiliane Lima.

Concurso
O tradicional concurso de munguzá bateu mais um recorde este ano. A bancária Maria José Braga conseguiu comer 34 canecas de munguzá e revelou o segredo. “Tem que ter disposição para dançar o frevo e ter fome para comer o munguzá”, brincou a bancária.
O paraibano Jorge Neves conseguiu comer 22 canecas de munguzá e ficou com o terceiro lugar. Já a alagoana Sofia Marinho, ficou com o segundo lugar após comer 28 canecas do caldo de milho.
Foram premiadas no concurso as três pessoas que mais comeram munguzá (Foto: Michelle Farias/G1)Foram premiadas no concurso as três pessoas que mais comeram munguzá (Foto: Michelle Farias/G1)
No próximo sábado (26), acontece o desfile do Pinto da Madrugada por toda orla de Maceió. Serão 15 orquestras e mais de 600 músicos para animar os foliões. Segundo a Polícia Militar, são esperadas mais de 200 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário