MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cerca de 60 mil frangos morrem após falta de energia elétrica em SC


Três propriedades foram afetadas em Arabutã, no Oeste do estado.
Trabalho de remoção das aves durou toda a madrugada desta terça (29).

Joana Caldas Do G1 SC

Três aviários foram afetados pela falta de energia (Foto: Felipe Patzlaff/Divulgação)Três aviários foram afetados pela falta de energia (Foto: Felipe Patzlaff/Divulgação)
Cerca de 60 mil frangos morreram na segunda-feira (28) em Arabutã, no Oeste de Santa Catarina, após uma queda de energia elétrica de aproximadamente quatro horas. Três propriedades da localidade de Linha Capitão foram atingidas. De acordo com o presidente em exercício da Câmara de Vereadores do município, Felipe Patzlaff, o trabalho de remoção das aves durou toda a madrugada desta terça-feira (29).

De acordo com o presidente em exercício, que visitou as propriedades atingidas, a falta de energia elétrica começou por volta de 15h. Três aviários foram atingidos. Em um, morreram cerca de 25 mil frangos, em outro, 20 mil e, no último, 15 mil. Sem eletricidade, a ventilação foi comprometida e as aves morreram de calor. Em duas das propriedades, onde houve maior mortalidade, os animais estavam prontos para abate, pesando aproximadamente 2,5 kg.

Os frangos foram enterrados nos terrenos dos próprios aviários. Segundo Felipe Platzlaff, 20 pessoas, entre funcionários da prefeitura e voluntários, ajudaram na remoção das aves. O vereador disse que será feito contato com a Celesc para buscar uma indenização para os produtores.
Já a Celesc afirmou que o problema de falta de energia foi causado pela queima de um transformador. Oito unidades consumidoras foram afetadas, incluindo os três aviários. O equipamento já foi trocado e o sistema está recuperado. A Celesc ainda não sabe o motivo da queima do transformador, mas acredita que pode ter sido causada pelo intenso calor da região. A empresa afirmou que, até as 17h20 desta terça (29), não havia sido acionada pelos produtores em relação a indenizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário