Conceito exibido em Detroit antecipa as linhas (arrojadas) do
futuro sedã. Lançamento no Brasil será no início de 2014
O protótipo traz um visual arrojado, acentuado pelos faróis estreitos, vincos na carroceria, formas fluidas, para-lamas alargados e capô mais curto do que o visto na geração atual. A traseira também está mais esportiva, com lanternas de led em forma de seta, saída do escapamento cromado e detalhes de fibra de carbono.
A ousadia surpreende, mas tem explicação. A Honda se deu mal nos Estados Unidos após a última reestilização do Civic, que deixou o modelo mais conservador em relação ao anterior. Por isso, a Honda teve de fazer uma cirurgia plástica no modelo antes do previsto (já fez nos EUA, vai fazer no Brasil na linha 2014). Os executivos japoneses também estavam preocupados com a perda de apelo da marca junto ao público jovem – os coreanos vêm fazendo a festa nessa praia. Só não se esperava tanta ousadia por parte dos precavidos estilistas da Toyota.
O novo Corolla aparenta ter entre-eixos um pouco maior que o atual, o que sugere aumento de espaço interno, sobretudo para quem viaja atrás (hoje o Civic tem 7 cm a mais, por exemplo). Por dentro, o painel e o volante deversão ser iguais aos do Toyota Auris hatch europeu, com detalhes cromados e linhas mais insinuantes – um salto enorme em comparação com o quadradão modelo vendido hoje no Brasil. Os motores sairão da nova fábrica que a Toyota está esguendo em Porto Feliz (SP): 1.8 e 2.0, ambos com duplo comando variável de válvulas – provavelmente com algum incremento de potência e torque em relação aos atuais, de 144 e 153 cv. O atual câmbio automático de quatro marchas dará lugar a um de seis marchas. (colaborou Alberto Cataldi, de Detroit)
A imagem do conceito Furia (acima) dá sinais de que o novo Corolla terá entre-eixos um pouco maior que o atual. Isso deverá beneficiar o espaço interno, sobretudo para quem viaja atrás (hoje o Civic tem 7 cm a mais, por exemplo). Por dentro, o painel e o volante deverão ser iguais aos do Toyota Auris hatch europeu, com detalhes cromados e linhas mais insinuantes – um salto enorme em comparação com o quadradão modelo hoje à venda. Os motores sairão da nova fábrica que a Toyota está erguendo em Porto Feliz (SP): 1.8 e 2.0, ambos com duplo comando variável de válvulas, e provavelmente com algum incremento de potência e torque em relação aos atuais, de 144 e 153 cv. O atual câmbio automático de quatro marchas dará lugar a um de seis.
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