MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Demanda mundial de passageiros por voos sobe 5,3% em 2012, diz Iata


Países emergentes foram principais impulsionadores do crescimento, diz.
Brasil impulsionou alta de 8,4% na demanda internacional na AL.

Do G1, em São Paulo

A demanda de passageiros no tráfego aéreo subiu 5,3% em 2012 na comparação com 2011, aumento interior ao de 5,9% registrado um ano antes, divulgou nesta quinta-feira (31) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês). Os mercados emergentes foram os principais impulsionadores do crescimento, diz.
No caso das viagens domésticas, a Iata cita que China (9,5%) e Brasil (8,6%) tiveram as melhores performances
A demanda por voos internacionais subiu 6%, enquanto a das viagens domésticas registraram alta de 4%.
Com relação à demanda internacional, os maiores índices de crescimento foram registrados nos mercados emergentes, particularmente no Oriente Médio (15,4%), na América Latina (8,4%) e na África (7,5%), diz a associação.
O crescimento na América Latina foi apoiado pelo aumento da renda e redução do desemprego na região, especialmente no Brasil, destaca.
No caso das viagens domésticas, a Iata cita que China (9,5%) e Brasil (8,6%) tiveram as melhores performances.
Em nota, a Iata observa que a demanda de passageiros cresceu fortemente em 2012, apesar das más notícias econômicas que dominaram a maior parte dos últimos 12 meses. “O crescimento e o alto nível de utilização das aeronaves, combinados, ajudaram as companhias aéreas a apresentar um lucro de aproximadamente US$ 6,7 bilhões em 2012, a despeito da alta no preço dos combustíveis. Mas, com uma margem de lucro líquido de apenas 1%, a indústria está apenas mantendo sua cabeça acima da água", disse Tony Tyler, diretor-geral e CEO da associação, no documento.
Cargas
No mesmo período, a demanda por carga registrou queda de 1,5%, segundo ano seguido de recuo, após retração de 0,6% em 2011.
"A indústria sofreu um baque. O comércio mundial diminuiu drasticamente. E as commodities são mais adequadas para o transporte marítimo. A oportunidade notável era o desenvolvimento do comércio entre Ásia e África, que apoiou o forte crescimento das companhias aéreas baseadas no Oriente Médio (14,7%) e na África (7,1%)”, disse Tyler, na nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário