MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Parque Eólico consolida-se como marco da energia limpa em Sergipe


Usina terá capacidade de produzir 34,5 megawatts, anuncia governador.
Parque foi inaugurado nesta terça com a presença de Dillma Rousseff.

Fredson Navarro e Flávio Antunes Do G1 SE
Dilma Rousseff e Marcelo Deda participam na inaguração do Parque Eólico (Foto: Flávio Antunes/ G1 SE)Dilma Rousseff e Marcelo Deda participam na inaguração do Parque Eólico (Foto: Flávio Antunes/ G1 SE)
O Parque Eólico de Sergipe foi inaugurado no início da tarde desta terça-feira (29) no município de Barra dos Coqueiros pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda, e pela presidente da República, Dilma Rousseff.
“Com as alterações climáticas que o mundo tem vivenciado hoje, a preocupação da população e a meta dos governos é a produção de energia limpa, segura e ecologicamente correta. Pensando no que pode ser realizado e deixado para as gerações futuras, eu trabalhei para a instalação da Usina de Energia Eólica (UEE). É motivo de muito orgulho para todos os sergipanos”, comemora o governador Marcelo Déda.

O Governo do Estado apoiou a iniciativa através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) com a concessão de incentivo locacional, disponibilizando a área de 300 hectares, equivalente a 320 campos de futebol, vizinha ao Porto de Sergipe. O investimento total da obra é de R$ 125 milhões.
Ter energia significa garantir que o País cresça. E a Usina Eólica, além de gerar energia limpa, é algo bonito de se ver"
Dillma Rousseff
"Ter energia significa garantir que o País cresça. E a Usina Eólica, além de gerar energia limpa, é algo bonito de se ver. O estado de Sergipe está contribuindo com as reservas de energia para o Brasil. Com mais essa contribuição da usina sergipana, o Brasil tem energia suficiente para assegurar o grande crescimento das oportunidades", destacou Dilma.

O projeto do Parque Eólico obteve financiamento de US$ 56 milhões do China Development Bank (CDB). A operação foi a primeira na modalidade de ‘project finance’ realizada pelo banco chinês no mundo. O financiamento obtido com o CDB tem prazo de 15 anos e será amortizado em 29 parcelas semestrais.
Solenidade de inauguração do Parque Eólico na Barra dos Coqueiros em Sergipe (Foto: Flávio Antunes/ G1 SE)Solenidade de inauguração do Parque Eólico na Barra dos Coqueiros  (Foto: Flávio Antunes/ G1 SE)
A empresa pagará juros de 5,1% ao ano mais a variação da taxa interbancária de Londres (Libor). Segundo o diretor presidente da Upside, Humberto Gargiulo, que atuou como assessor financeiro da Desenvix na operação, as condições fechadas com os chineses permitirão aos sócios da usina de Sergipe obter um retorno do investimento melhor do que em um empréstimo do BNDES.

O Parque Eólico é controlado pela Desenvix, que tem como sócios a empresa de engenharia Jackson Empreendimentos, a norueguesa SN Power e a Funcef, fundação de previdência complementar dos funcionários da Caixa Econômica Federal. “Parabéns pela atitude única e histórica. Só podemos crescer com energia barata. Não fizemos um Parque Eólico. Fizemos um Parque Ecológico”, comemora o presidente da Companhia Controladora Desenvix Energias Renováveis, José Antonio Sobrinho.

Segundo a engenheira da empresa Tecnogás, Ana Mendonça, a instalação da Central Geradora da Barra dos Coqueiros é um marco na história da energia no estado de Sergipe, por se tratar de uma iniciativa pioneira na área de Energias Renováveis e por estar sendo colocado em operação em um momento de grande necessidade de energia para o país.
Inauguração do Parque Eólico de Sergipe (Foto: Flávio Antunes/ G1 SE)Inauguração do Parque Eólico de Sergipe
(Foto: Flávio Antunes/ G1 SE)
“A CGE da Barra é o primeiro dentre outros projetos de energia eólica a serem implantados em Sergipe. Energia é sinônimo de desenvolvimento, essa nova forma de geração, além de contribuir para o crescimento do Estado e do país, não causa impacto ambiental durante a produção. O emprego de novas tecnologias e inovação se constituem em um ambiente propício às discussões acadêmicas no sentido de estimular a cadeia produtiva do Estado”, avaliou Ana Mendonça.

A exemplo do que representou para os sergipanos a chegada da energia elétrica a partir da usina de Paulo Afonso (BA), nos anos 1950, o governador Marcelo Déda também avalia a entrada em operação dessa nova usina como um divisor de águas na história sergipana.

“Esse é um projeto importante para Sergipe, para o Nordeste e para o Brasil. É com muita felicidade que podemos celebrar essa que é uma vitória da engenharia nacional, do estado de Sergipe e da política da presidenta Dilma Rousseff para o setor elétrico. Além das diversas fontes de energia que Sergipe dispõe hoje, contamos com mais essa fonte de energia que, além de tudo, é esteticamente bonita e ambientalmente limpa”, comemorou.

O governador levou em consideração a estratégia montada pelo Governo Federal em manter fontes de energia renovável como ‘reserva’ para os períodos de estiagem, a exemplo do que todo o Nordeste vivencia agora, onde não haverá riscos de desabastecimento elétrico, ocasionado pela baixa dos rios que sustentam as usinas hidrelétricas, que são a base do abastecimento da região.

20 municípios vão receber retroescavadeiras
Durante a solenidade, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, fez a entrega simbólica aos representantes dos 20 municípios que têm população inferior a 50 mil habitantes, que serão contemplados pelo Governo Federal com retroescavadeiras prefeituras com população abaixo de 50 mil habitantes em Sergipe. Serão contemplados os municípios: Nossa Senhora Aparecida, Campo do Brito, Caninde de São Francisco, Cedro de São João, Graccho Cardoso, Japaratuba, Macambira, Moita Bonita, Neopolis, Nossa Senhora das Dores, Santa Rosa de Lima, Ilha das Flores, Itabi, Cristinápolis, Pacatuba, Riachuelo e Pedra Mole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário