MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Escolas de samba do Grupo Especial de Manaus são notificadas pelo Crea


Nenhuma apresentou o registro de Anotação de Responsabilidade Técnica.
Todas as escolas receberam prazo de dez dias para regularizar situação.

Mônica Dias Do G1 AM

Galpões das escolas de samba de Manaus foram fiscalizados na tarde desta terça-feira (29) (Foto: Mônica Dias/G1 AM)Galpões das escolas de samba de Manaus foram fiscalizados na tarde desta terça-feira (29) (Foto: Mônica Dias/G1 AM)
As oito escolas de samba do Grupo Especial de Manaus foram notificadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) na tarde desta terça-feira (29). Nenhuma delas apresentou o registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.), que indica a presença de um responsável técnico na execução de certos trabalhos, como a construção das alegorias e instalação de sistemas elétricos, garantindo e verificando se tudo está sendo feito corretamente, para evitar possíveis acidentes. 
Os fiscais do Crea-AM visitaram todos os barracões das Escolas, localizados na Avenida do Samba, no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste da capital. O presidente e diretor administrativo do órgão, Carlos Alonso Alencar, acompanhou a equipe. "Fazemos essa fiscalização preventiva desde 2008 para verificar se existe um profissional responsável pelos carros alegóricos, que podem chegar a dez metros de altura, e precisam ter boas estruturas metálicas e sistemas elétricos seguros, tudo dentro das normas de segurança, para garantir só alegria no carnaval, e não desastres", disse ao G1.
As escolas receberam um prazo de dez dias para regularizar a pendência. A que não regularizar no prazo receberá um auto de infração e terá que pagar uma multa no valor de R$ 4.756. No ano passado, cinco das oito Escolas do Grupo Especial (Coroado, Aparecida, Unidos da Alvorada, Vitória Régia e Balaku Blaku) receberam auto de infração por falta do documento.
Escolas pretendem resolver o problema ainda esta semana
O presidente da Escola Balaku Blaku, Ernani Ferreira, informou que já possui um engenheiro e deu entrada na documentação necessária (Foto: Mônica Dias/G1 AM)O presidente da Escola Balaku Blaku, Ernani Ferreira, informou que já possui um engenheiro e deu entrada na documentação necessária (Foto: Mônica Dias/G1 AM)
O presidente da Escola Balaku Blaku, Ernani Ferreira estava no barracão da Escola durante a fiscalização e informou ao G1 que já possui um engenheiro e já deu entrada na documentação. "Nós contratamos um engenheiro há quatro dias e já estamos providenciando esse documento para entregar no prazo de dez dias".
O G1 entrou em contato, via telefone, com os responsáveis das escolas restantes, que afirmaram que pretendem resolver a pendência ainda esta semana. O presidente da Sem Compromisso, Carlos Ramalhosa, assegurou ao G1 que o documento já havia sido solicitado pelo engenheiro contratado pela escola e que foi recebido hoje. "O A.R.T. não estava no barracão na hora da fiscalização mas já está conosco, e nesta quarta (30) vamos apresentar".
O presidente da Vitória Régia, Alexandre Marques, disse que vai procurar um profissional para supervisionar o trabalho. "Vamos contratar um engenheiro para fazer a planta do carro e assinar o mais rápido possível, amanhã mesmo já vamos começar a procura", disse.
A Reino Unido também pretende resolver a questão ainda essa semana. "Estamos providenciando. Vamos correr atrás do engenheiro mecânico que fez nossos carros ano passado e ver se ele está disponível para esse ano também. Até quinta já pretendo ter resolvido essa questão", informou o presidente da escola, Mário Pierre.
Fiscalização teve como objetivo garantir a segurança nos carros alegóricos das escolas (Foto: Mônica Dias/G1 AM)Fiscalização teve como objetivo garantir a segurança nos carros alegóricos das escolas (Foto: Mônica Dias/G1 AM)
O vice-presidente da Presidente Vargas, Márcio De Almeida, disse que vai fazer o registro de A.R.T. em seu nome. "Eu mesmo sou técnico mecânico, tenho registro no Crea e serei o responsável técnico da Escola", destacou. O mesmo foi declarado por Luiz Pacheco, presidente da Aparecida. "Eu sou engenheiro e pretendo assumir ainda nesta quarta a  A.R.T. da escola em meu nome", disse.
A assessoria da escola A Grande Família informou ao G1 que a escola já conseguiu um engenheiro mecânico, e nesta quarta ele vai fazer a análise dos carros para até quinta-feira (31) dar a entrada no Crea.
Já o presidente da Unidos da Alvorada, Heraldo Lunhares, disse que ainda não tinha sido informado sobre a notificação, mas que trabalhará com urgência na resolução do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário