MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Rondônia registra crescimento recorde no número de piscicultores


Tambaqui é o peixe mais cultivado seguido do pirarucu.
Expectativa de produção para 2013 é de 79 mil toneladas.

Do G1 RO

Tambaqui é o peixe mais cultivado no estado (Foto: Luiz Martins/TV Ariquemes)Tambaqui é o peixe mais cultivado no estado (Foto: Luiz Martins/TV Ariquemes)
Rondônia registra um salto na produção de peixe em cativeiro no últimos dois anos. De acordo com dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o estado possui cerca de 2.5 mil piscicultores. Somente em 2012 foram cadastrados cerca de mil, em 2011 foram 706.  “A cultura começou em 2010 com algumas dezenas de piscicultores, ao longo de dois anos o número saltou de forma expressiva”, afirma Marli Lustosa Nogueira, bióloga, diretora da Divisão de Recursos Pesqueiros de Rondônia.
O tambaqui é o peixe mais cultivado seguido do pirarucu. Por enquanto a produção dos peixes em cativeiros é vendida para os estados do Amazonas e Mato Grosso. Para Marli, o ramo de atividade vem crescendo no estado por causa da rapidez burocrática.
“Em 15 dias o novo empresário pode conseguir a licença de operação. Respeitando os prazos de envio de documentos e com o atestado de situação regular dos fiscais da Sedam, após fiscalização, a produção pode ter início”, disse a bióloga.
Somente em 2012, cerca de 500 novas licenças de operação foram emitidas. Para obter esse tipo de licença é necessário passar pelas etapas de licença prévia, de instalação e de fiscalização dos agentes da Sedam.
Para 2013 a expectativa é a de que sejam produzidas cerca de 79 mil toneladas de peixes. Os maiores produtores estão localizados na região do município de Ariquemes. A maior concentração de licenciados está na região do município de Cujubim.
“A fiscalização é feita a cada dois anos ou quando há mudanças no sistema de produção ou ampliação do negócio”, explica Marli que conta que o próximo passo, através do termo de cooperação, é a venda para países como o Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário