MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Queda na safra de tomate faz preço disparar nos campos de SP


Colheita é feita com otimismo nas lavouras de Ribeirão Branco.
Área plantada foi menor e os preços reagiram.

Do Globo Rural

A colheita do tomate na propriedade de Izael Rosa, em Ribeirão Branco, São Paulo, já está no fim. Ele tem 2,5 hectares plantados e um total de 30 mil pés.
No início do ano passado, a situação era bem diferente, o produtor tinha uma roça de 70 mil pés de tomate em produção. Este ano, ele decidiu reduzir a plantação pela metade porque não conseguiu comercializar o produto. “Eu joguei fora na faixa de 10 mil caixas de tomates porque não tinha preço e tinha muito produto no mercado”, conta.
A diminuição na lavoura de Izael é um exemplo do que ocorreu nas lavouras de tomate não só no estado de São Paulo, mas em todo o país. A redução da área plantada no Brasil está na média de 16% e consequentemente a menor oferta do produto uma alta nos preços.
No município de Ribeirão Branco, a caixa de tomate com 22 quilos está saindo da lavoura por R$ 40.
No início do ano passado, por causa da grande oferta no mercado, a produtora Lucimara Paes chegou a vender a caixa por R$ 3. Ela também decidiu reduzir a plantação e deve tomar mais cuidado nos próximos plantios. “Quando sobra tomate cai o preço, mas este ano está bom e estamos conseguindo cobrir bem os custos”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário