MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Sobram vagas e falta mão de obra para o trabalho no campo em SP


Produtores rurais da região de Sorocaba têm planos de ampliar os negócios.
Problema da falta de mão de obra aumenta a cada ano.

Do Globo Rural

Na propriedade de Mário Gonçalves, em Araçoiaba da Serra, o trabalho é delicado para manter as hortaliças saudáveis em uma área de 18 hectares.
Como a produção é orgânica, todo o trabalho é feito quase artesanalmente, o plantio, a produção de adubo, a adubagem e até a capinagem, que necessitam da presença de um trabalhador. Mário quer ampliar e investir na produção, mas o desejo está sendo quase interrompido porque ele não encontra gente para trabalhar.
Mário não é o único a enfrentar o problema. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sorocaba, que responde por seis cidades da região, três mil estão vagas em aberto. Há um ano, o setor empregava 13 mil funcionários, agora o número caiu para oito mil.
Em outra propriedade em Sorocaba, José Carlos Rodrigues precisa de sete trabalhadores para manter a produção de quatro mil litros de leite por dia. Para não parar as atividades, ele contratou gente de outros estados.
Os colaboradores só apareceram depois que a oferta de salário foi dobrada. “Cada dia a gente ganha menos porque temos que repartir. Se não fizer assim, a gente fica sozinho e sozinho não tem produção”.
Segundo o Sindicato Rural, o crescimento industrial da região e a expansão da construção civil são os motivos que fazem com que muitos trabalhadores deixem o campo para morar na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário