MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Agricultores produzem alimentos sem uso de agrotóxicos, em Porto Velho


Projeto incentiva o uso de produtos naturais para eliminar pragas.
Expectativa é que em 2013, técnica agroecológica chegue a 100 produtores.

Do G1 RO

Um projeto que ensina técnicas de cultivo de alimentos orgânicos levou agricultores até hortas de Porto Velho, nesta terça (30), que fazem o controle de pragas sem o uso de agrotóxicos. A técnica saudável promove o equilíbrio entre a agricultura e meio ambiente, além de conscientizar produtores sobre a recuperação do agroecossistema.
As novidades em produção orgânica chamaram a atenção da agricultora Edna Garcia, que há 10 anos sofreu uma intoxicação provocada por um veneno usado para eliminar pragas. Desde então ela decidiu mudar a maneira da produção de hortaliças e aderiu ao projeto agroecológico para garantir saúde à família, aos amigos e clientes.
Ronaldo de Mattos é agricultor e também adotou a técnica. Mattos conta que passou a se preocupar com a qualidade de vida e a segurança alimentar das pessoas."Nós trabalhamos com três pilares na nossa atividade: é economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta", explica Mattos.
Segundo a gerente da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Rondônia, Silvana Freitas, o projeto além de proporcionar uma produção mais saudável e natural para quem planta e quem consome os alimentos, ainda gera emprego, renda e a melhoria do bem estar social. "O fator mais importante é que os produtores poderão produzir um alimento saudável, sem adição de agrotóxicos", ressalta Silvana
Atualmente na capital, 23 agricultores utilizam a técnica de produção sem produtos químicos. Para 2013, o número deve chegar a 100, segundo a Emater.

Nenhum comentário:

Postar um comentário