MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Furacão paralisa parte da costa leste dos EUA



DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS  /  FOLHA ON LINE

Ruas inundadas, cidades paralisadas e milhares de consumidores sem energia na costa leste dos EUA. Esse é o retrato parcial do país horas antes da chegada do furacão Sandy, que se aproxima do território americano com ventos de 150 km/h.
Segundo a rede CNN, o número de quedas de energia, inicialmente estimada em pouco mais de 100 mil, já foi elevado para 765.000, principalmente nas cidades de Nova Jersey e Nova York. Mais de 13.700 voos foram cancelados em todo o país entre domingo e terça-feira (7.600 somente hoje) e os sistemas de transporte público suspenderam suas operações em várias cidades.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) estima que o furacão atinja a costa dos Estados de Nova Jersey ou de Delaware nas próximas horas. A cidade de Cape May, no primeiro Estado, deve ser a primeira localidade a ser atingida.
As fortes chuvas e ventanias que precedem o fenômeno, no entanto, já deixaram marcas de destruição em várias cidades americanas.
No Estado de Nova Jersey, as ruas de Atlantic City (Nova Jersey), famosa por seus cassinos, ficaram debaixo de água. Nova York, também no caminho do furacão, sofria com inundações em várias partes da cidade.
Em Manhattan, os ventos deixaram em posição precária um guindaste, pendurado em um edifício de 80 andares em construção.
Segundo a agência Efe, 36 mil residências em sete Estados se encontravam sem energia elétrica.

Passagem do Sandy pelos EUA e pelo Caribe

Mulher passa por tapumes em magazine na Quinta Avenida, em Nova York; 'Sandy' provoca inundações e deixa milhares sem energia nos EUA
Centenas de milhares de pessoas foram deslocadas das áreas de maior risco, ante umas das piores tempestades da história recente dos EUA, conforme estimativas dos especialistas. Os milhares de americanos que permaneceram em suas casas correram aos supermercados para se abastecer de comida e água, segundo as recomendações das autoridades.
Nove Estados, da Carolina do Norte até Massachusetts, declararam estado de emergência de antecipadamente para se preparar para a tempestade.
Mais cedo, o presidente Barack Obama foi à TV para advertir contra eventuais quedas de energia, e que a situação levaria dias antes de voltar ao normal.
Repartições públicas, escolas e estabelecimentos comerciais cerraram suas portas hoje, sem expectativas de voltar ao ritmo normal amanhã.
A Bolsa de Valores de Nova York interrompeu suas operações pela primeira vez desde os atentados de 11 de setembro de 2001, antecipando que não deve retomar suas atividades antes de quarta-feira.
Autoridades relataram que dois reatores nucleares, responsáveis por 50% do fornecimento de eletricidade de Nova Jersey poderiam ser fechados caso os ventos do Sandy ganhassem intensidade.
A consultoria Eqecat, especializada na estimação de desastres, avaliou que o furacão poderia afetar até 60 milhões de americanos, com prejuízos que podem chegar a US$ 20 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário