MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Após casos de leptospirose, escola de Rio Grande, RS, é interditada


Quatro casos da doença transmitida por ratos já foram confirmados.
Pacientes são estudantes do Ensino Fundamental, diz Vigilância Sanitária.

Do G1 RS

Escola Rio Grande leptospirose (Foto: Julieta Amaral/RBS TV)Escola Bom Jesus Joana D'Arc tem cerca de 700
alunos (Foto: Julieta Amaral/RBS TV)
A Secretaria de Saúde de Rio Grande interditou nesta quarta-feira (31) uma escola particular localizada no munícipio no Sul do Rio Grande do Sul. Quatro alunos da Escola Bom Jesus Joana D'Arc foram diagnosticados com leptospirose, doença bacteriana transmitida pela urina de ratos.
Os casos confirmados da doença são de estudantes da mesma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. De acordo com o órgão de saúde, outras nove crianças também apresentaram sintomas da doença. Elas já realizaram exames e aguardam o resultado.
“Ainda não podemos afirmar, mas é forte a suspeita que a escola seja a possível fonte. A Vigilância Sanitária identificou sinais da presença de roedores no local. Por isso, optamos pela interdição para evitar o contato de alunos com os ambientes até que a escola cumpra uma série de medidas”, explica a secretária de Saúde, Zelionara Branco.
Entre as ações solicitadas pela Vigilância em Saúde, estão a desratização dos ambientes e a limpeza das caixas d’água. Algumas delas já foram cumpridas após a primeira visita do órgão à instituição, na semana passada. Na ocasião, os bebedouros foram interditados porque a escola não havia como comprovar a data de limpeza das caixas de água.
O primeiro caso de leptospirose foi identificado no dia 9 de outubro. A paciente é uma menina de sete anos. A suspeita foi notificada pela médica que tratou da criança à Secretaria Municipal de Saúde. Após a coleta de material, exames comprovaram que ela estava com a doença. Novos casos de pacientes com sintomas da doença –  febre, dores de cabeça e abdominal, entre outros – surgiram nos dias seguintes.
Em nota, a direção da escola diz que suspendeu as aulas entre os dias 26 e 29 para cumprir o protocolo sugerido pela Vigilância Sanitária durante a primeira visita. Com o surgimento de novos casos, uma nova suspensão foi acordada para “maiores averiguações e segurança da comunidade escolar”. A escola diz ainda que aguarda novas orientações para a continuidade das atividades pedagógicas dos alunos das demais séries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário