MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Governo pede 'operação pente fino' no sistema elétrico, diz Eletrobras


Objetivo é detectar eventuais falhas que possam levar a novos apagões. Operação deve começar em novembro e durará até meados de fevereiro.

Do G1, com informações do Valor Online

O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, afirmou nesta segunda-feira (29) que o Ministério de Minas e Energia determinou a realização de "operação pente fino" no sistema elétrico brasileiro com o objetivo de detectar eventuais falhas e evitar a alta frequência de problemas que levaram a diversos apagões em várias regiões do país.
Segundo o executivo, a operação deve começar na primeira semana de novembro e durará até meados de fevereiro, com a verificação de oito subestações por semana. Ainda segundo ele, o empreendimento não deve gerar mais custos para o consumidor, e contará com apoio de técnicos de universidades.
Carvalho Neto participa nesta segunda do 'XIV ENERJ - Energia para o Rio de Janeiro - Disponibilidade e Preços da Energia', evento promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).
Para o presidente da Eletrobras, os recentes apagões foram "episódicos". Ele negou que os apagões tenham sido causados por falta de investimento ou sabotagem, e defendeu que a estrutura no sistema elétrico é "sólida e robusta".
A Eletrobras é a maior empresa do setor elétrico da América Latina. A empresa detém metade do capital de Itaipu Binacional, a hidrelétrica construída na divisa do Brasil com o Paraguai e controlada pelos dois países.
Na sexta-feira (26), o ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que os apagões em série registrados "não são normais" e que isso representou uma "diminuição" na confiabilidade do sistema elétrico brasileiro.
Entre a noite de quinta (25) e a madrugada de sexta, um apagão afetou os nove estados do Nordeste. Segundo nota do Operador Nacional do Sistema (ONS, houve um incêndio em equipamento entre duas subestações de energia, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário