MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Precariedade das estradas atrapalha escoamento da soja do PI


Produtores estão preparando o terreno para começar o plantio.
Apesar dos investimentos, eles continuam enfrentando velhos problemas.

Do Globo Rural

Os produtores do cerrado piauiense estão na fase final de preparação do solo, aguardando apenas a chuva para iniciar o plantio. A previsão é do estado aumentar em 10% a área de soja na próxima safra.
Em uma propriedade no município de Uruçuí, a 480 quilômetros de Teresina, mais de 600 hectares de terra foram abertos para incrementar o plantio do grão.
O bom preço da soja tem levado os agricultores a caprichar na adubação das lavouras. Na safra do ano passado, uma empresa vendeu 60 mil toneladas de fertilizantes, agora, 85 mil toneladas já foram vendidas e ainda têm as negociações da safrinha, conforme explica Roger Dietrich, gerente comercial.
O agronegócio responde por 10% do PIB piauiense, o que representa R$ 1,2 bilhão. O crescimento verificado entre os anos de 2002 e 2009 é de 500%, mas enquanto a produção bate recorde, os produtores ainda enfrentam velhas dificuldades.
A rodovia estadual PI-391 está em péssimas condições. O trecho sem asfalto é de apenas 30 quilômetros, mas parece interminável, alegam os caminhoneiros.
A Secretaria de Transportes do Piauí informa que está dependendo de um projeto que está sendo preparado pelo governo do estado para começar a reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário