MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Professora cega de MS aprovada em concurso assume vaga após 3 anos


Mesmo aprovada, professora foi considerada inapta para assumir cargo.
Ela foi empossada esta semana e deve começar a dar aulas em dez dias.

Do G1 MS, com informações da TV Morena

A professora e deficiente visual Telma Nantes Matos conquistou o direito de assumir o cargo de professora em uma escola municipal de Campo Grande, depois de ser aprovada para a vaga em concurso público há 3 anos, como mostrou o Bom Dia MS desta terça-feira (30). Apesar de ter sido aprovada, ela não podia assumir o cargo por ser considerada inapta para o serviço. A prefeitura municipal de Campo Grande informou que não vai comentar a decisão judicial.
Depois de Telma acionar a Justiça contra a decisão da prefeitura, ela foi empossada esta semana e deve assumir o cargo em 10 dias, quando começará a dar aulas para crianças de 4 a 6 anos da rede municipal de ensino.
“Para mim é uma conquista e um respeito ao meu direito. Tenho certeza que há muitas pessoas Brasil afora que desenvolvem suas ações pedagógicas dentro das escolas, dentro da educação infantil, e não foram indeferidas como eu fui”, disse Telma, que é diretora-presidente do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos (Ismac). Ela acredita que houve preconceito porque, inicialmente, foi impedida de exercer um direito por ser portadora de deficiência.
O caso da professora é uma esperança para outros deficientes físicos que enfrentam a mesma dificuldade e pode servir de jurisprudência no julgamento de outros casos semelhantes. Para a presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Kelly Cristiny Garcia, a conquista de Telma pode ajudar outros portadores de deficiência física a ingressarem no serviço público.
“Significa o fortalecimento de uma luta muito antiga, uma vez que a legislação já está posta há mais de vinte anos, no sentido de inserir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, ressaltou Kelly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário